O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) confirmou nesta segunda-feira (09) a interdição de uma Estação de Tratamento Esgoto (ETE) no município de Rio das Ostras (RJ).
Após uma vistoria realizada por técnicos do órgão foi constatada que a unidade administrada pela Prefeitura estava lançando chorume no solo, provocando a contaminação do lençol freático.
A ETE localizada na Zona Especial de Negócios (ZEN) estaria sem receber manutenção há dois anos, além de ser operada por equipe sem treinamento.
Além da autuação do município, o INEA determinou a interdição da unidade até que seja realizada a manutenção de equipamentos e adequação de acordo com as normas da legislação ambiental.
Esta é a segunda interdição do INEA por crime ambiental em Rio das Ostras. No início deste ano, o aterro sanitário do município foi interditado também em decorrência de um grande vazamento de chorume, decorrente do rompimento de 2 geobags.Na ocasião foi constatada a contaminação do lençol freático.
Com a paralisação da ETE da ZEN, várias empresas enfrentam o risco de suspensão das atividades, porque não têm como descartar os resíduos conforme às exigências da legislação.