O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está com 30% de ocupação de leitos de UTI para pacientes de Covid-19 e 20% de lotação para casos clínicos.
A informação foi repassada nesta segunda-feira (22) pelo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury, durante a reunião do Gabinete de Crise de Combate a Covid-19.
Desde o início da pandemia, o maior município do Norte Fluminense, com 500 mil habitantes, já registou 20.577 casos de coronavírus e 714 óbitos pela doença. Durante a reunião, foi anunciado que Campos segue na fase amarela.
“Esse é um excelente número, mas devemos continuar em alerta devido às aglomerações ocorridas durante o Carnaval, especialmente nas cidades vizinhas, onde muitos campistas também frequentam e, ainda, a nova variante do vírus presente no Brasil, o P1”, lembra o subsecretário.
Novos protocolos de segurança “regras da vida” estão sendo criados para outras áreas, a exemplo das escolas, museus e salões de festa. Eles devem ser publicados em breve no Diário Oficial do Município. “Precisamos aproveitar esse momento, continuar cumprindo as regras e assim podermos recuperar a economia local”, alerta Kury.
A fim de manter os números de ocupação dos leitos baixos, Charbell informou que, além dos novos protocolos, está sendo criada a Vigilância Sentinela, onde todas as pessoas internadas em leitos de UTI vão passar por exames, a fim de sequenciar o corona vírus e, dessa forma, verificar se a nova variante está circulando na cidade.
FLEXIBILIZAÇÃO
A partir desta semana, o estacionamento da Orla de Farol de São Thomé vai ser liberado. Desde janeiro estava proibido estacionar durante toda a extensão da orla.