O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), é o governante entre as três esferas (Municipal, Estadual e Federal), com melhor avaliação no município de Campos (RJ), maior cidade do Norte Fluminense, com 500 mil habitantes.
A administração estadual tem aprovação de 67,7% na soma entre excelente, bom e regular, segundo pesquisa realizada pela Agência Fonte Exclusiva.
Foram entrevistados um total de 655 eleitores com mais de 16 anos, entre os dias 04 e 05 agosto, seguindo a estratificação sexo, idade, região e renda. A margem de erro é de 4.0%.
De acordo com o levantamento, o governador é considerado ruim e péssimo para 18,7% dos entrevistados, enquanto que 12,8% não opinaram. Confira resultado:
Excelente – 6.6%
Boa – 19.1%
Regular – 42%
Ruim – 7.9%
Péssima – 10.8%
Não sabe/Não respondeu – 12.8%
PADROEIRO DE WLAD
A avaliação positiva do governador supera a do prefeito Wladimir Garotinho (PSD), que tem pouco mais de 7 meses de administração. Wladimir tem 58,4% de avaliação positiva na soma de excelente, bom e regular.
Na soma de ruim e péssimo, sua administração tem rejeição de 29.9% dos entrevistados e outros 11,6% não opinaram.
A aliança de Wladimir com o governo de Cláudio Castro é um dos fatores que lhe garante uma aprovação acima de 50%, segundo avaliam os coordenadores da pesquisa.
Com socorros permanentes ao município, o governador se tornou uma espécie de fiador do governo local. Em fevereiro deste ano, o governo do Estado repassou ao município R$ 76 milhões, o que permitiu à administração municipal honrar a folha de pagamento dos servidores.

Os salários atrasaram no fim da administração passada, inclusive o 13º, e ficaram para ser regularizados no governo de Wladimir, que foi empossado em janeiro deste ano.
SOCORRO FINANCEIRO
Cláudio Castro também inaugurou na cidade nos primeiro semestre deste ano o Restaurante Popular, reaberto com o nome de Restaurante do Povo. A cerimônia contou com a participação do prefeito e dos pais, os ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho.
A reabertura era promessa de campanha do prefeito, mas só foi reaberto graças à intervenção do governador.
No último dia 6, Cláudio Castro inaugurou um posto do Detran na região de Guarus, entregou a Casa do Trabalhador e anunciou a construção de mais um Restaurante do Povo na periferia.
Também está previsto para a cidade a construção de um destacamento do Corpo de Bombeiros na região da Baixada Campista.
Da quinta-feira (05), até o último final de semana, o governador percorreu vários municípios do Norte e Noroeste Fluminense participando do programa Governo Presente.
“Campos é um município pólo no Norte Fluminense. O sentimento da população desta cidade expressa muito o sentimento de outros municípios que estão no entorno. Por isso, o resultado desta pesquisa é muito representativo em termos regionais”, destaca o economista e colunista Ranulfo Vidigal, que cursou doutorado em políticas públicas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na cidade a pior avaliação é do presidente Jair Bolsonaro. Sua avaliação na soma entre ruim e péssimo é de 68.3%. Na soma entre excelente, bom e regular ele tem 19.2%. Nesta avaliação, 12.5% dos entrevistados não opinaram.