Apesar da recomendações sanitárias, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou a realização da festa de réveillon com fogos na Praia de Copacabana e em dez pontos espalhados pela cidade. Junto ao governador Claudio Castro no Rio Gastronomia, Paes disse que todos os detalhes serão revelados em breve. As informações são do g1.
“O que estamos anunciando hoje é uma versão mais simples do réveillon. O que nós tivemos como premissa é ter o espetáculo visíveis de diversos pontos da cidade”, disse Paes. Há dias atrás, o prefeito havia cancelado a festa.
Em Copacabana serão 16 minutos de fogos em 10 balsas de toda a orla. Também está prevista a instalação de 25 torres de música com contagem regressiva. Haverá restrições de acesso ao bairro. Haverá bloqueio de acesso a partir das 19h do dia 31 de dezembro, e será permitido moradores e hóspedes ingressarem no bairro até às 22h. A orla de Copacabana e Leme não terá estacionamento permitido desde a noite do dia 30 de dezembro.
Não haverá reforço na linha dos ônibus regulares ou a criação de pontos especiais como em outros anos. O metrô também não irá funcionar 24 horas na noite da virada. “Eu acho que é um momento de retomada”, diz Paes
“O governador Cláudio Castro hoje nos deu a boa notícia de que vamos poder anunciar agora há pouco – e eu vou falar em off aqui para vocês – que nós vamos ter réveillon no Rio de Janeiro, com fogos em Copacabana e em dez pontos espalhados pela cidade. Eu acho que é um momento de retomada, de renascimento. Foi um período muito duro”, explicou o prefeito.
Nesta quarta-feira, o Comitê Científico do estado contra a Covid-19 aprovou a realização da queima de fogos na praia de Copacabana no réveillon, desde que sejam adotadas medidas para evitar aglomerações. Minutos depois, o governador garantiu que estado e prefeitura chegarão a uma decisão na sexta-feira sobre as celebrações e toda a estrutura montada para a virada do ano. Ele frisou que, apesar de ele e o prefeito defenderem os fogos, os técnicos da Saúde é que vão balizar a decisão.
No último sábado, Paes anunciou na sua conta de Twitter que não haveria festa de Ano Novo este ano na Praia de Copacabana e em outros pontos da cidade, como tradicionalmente ocorre. Segundo ele, entre a decisão dos comitês científicos municipal e estadual, vai valer sempre a mais restritiva.








