A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Vigilância Sanitária voltaram atrás e decidiram multar o Copacabana Palace pela realização de uma festa para 500 pessoas na noite da sexta-feira (14).
O hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro será autuado em R$ 15.466,81 por infração considerada gravíssima, e será interditado para realização de festas pelo período de 10 dias, a contar já deste sábado (15/05).
Fiscais, que receberam a denúncia sobre a festa com a aglomeração, até estiveram no local na sexta-feira (14) para fazer uma verificação, mas não constataram nenhuma infração durante a permanência dos agentes no local.
No entanto, após análise de imagens divulgadas pela imprensa e redes sociais neste sábado (15), a Vigilância Sanitária constatou desobediência às medidas em vigor na cidade até 20 de maio de 2021.
“Nas referidas imagens foi constatada aglomeração generalizada em frente a apresentação musical caracterizando pista de dança. Os convidados não usavam máscara facial e não respeitavam o distanciamento mínimo de 1,5m entre os participantes. Na entrada do estabelecimento, as imagens também evidenciaram aglomeração em fila de espera e acesso desordenado ao local”, declarou a Seop em nota.
Procurada, a assessoria de imprensa do Copacabana Palace disse que ainda não tem posicionamento sobre a autuação da Seop.
O que pode e o que não pode
Um decreto publicado no Diário Oficial de 7 de maio, com validade até o dia 20 deste mês, permite festas de natureza não comercial.
Ainda segundo esse decreto, as “apresentações artísticas em espaços de evento” devem observar as seguintes medidas:
atendimento às medidas permanentes e variáveis de proteção à vida (uso de máscara e higienização)
vedação de formação de filas de espera e de aglomerações na entrada e saída
distanciamento mínimo de 1,5m entre os participantes
lotação máxima de 40% (em locais fechados) ou 60% (em locais abertos)
Em nota, o Copacabana Palace informou que cumpriu todas as exigências do decreto.
“O hotel reforça para seus contratantes externos que o comprometimento com as recomendações das autoridades é um pré-requisito para que os eventos aconteçam. Adotamos um protocolo de prevenção e combate à Covid-19 de acordo com as regras vigentes, de modo que a saúde e segurança de hóspedes, funcionários e clientes são nossa maior prioridade”, diz o texto
As informações são do G1.