A Prefeitura de Carapebus, no Norte Fluminense, deu início à formação de mais 53 adolescentes selecionados para integrar a 15ª turma do projeto Guarda Mirim. A cerimônia de boas-vindas aconteceu na quarta-feira (7), na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), com a presença de familiares, representantes do programa e integrantes da corporação.
Os participantes, com idades entre 15 e 17 anos, foram recebidos pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Cristiano Teodoro Rangel, e pela coordenadora do projeto, Sheila Carneiro. Esta será a sexta turma formada durante a atual administração municipal.
A solenidade contou com a execução dos hinos nacional e municipal, além do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Carapebus.
Formação reúne 20 disciplinas
O curso foi estruturado para oferecer aos adolescentes conhecimentos que vão além das atividades relacionadas à segurança. A proposta é desenvolver habilidades pessoais, estimular a responsabilidade e preparar os participantes para situações do cotidiano e futuros desafios profissionais.
Ao todo, a programação contempla 20 disciplinas, incluindo noções de primeiros socorros, prevenção e combate a princípios de incêndio, defesa pessoal, condicionamento físico, educação para o trânsito, direitos humanos e preservação ambiental.
Os jovens também terão aulas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Maria da Penha, Língua Brasileira de Sinais (Libras), educação em saúde, nutrição e prevenção ao consumo de drogas.
Outros conteúdos abordam relacionamento interpessoal, postura profissional, organização, disciplina, ordem unida e procedimentos operacionais relacionados às atividades da Guarda Mirim.
As atividades de formação serão realizadas na Escola Municipal Luiz Carlos Fragoso.
Projeto completa 17 anos em Carapebus
Criado há 17 anos, o programa Guarda Mirim de Carapebus tem como objetivo contribuir para a formação cidadã de adolescentes, oferecendo conhecimentos e experiências que podem auxiliar no desenvolvimento social e profissional.
Segundo os dados divulgados pela administração municipal, 125 jovens já foram formados pelo projeto durante a atual gestão.
Com a chegada dos 53 novos participantes, a iniciativa amplia o atendimento a adolescentes do município e mantém sua proposta de incentivar valores como respeito, responsabilidade, disciplina e participação na comunidade.
*Da Agência Fonte Exclusiva.








