Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Cidade

Campos-RJ: Entenda como será o retorno às aulas presenciais a partir de março 

Viu Online por Viu Online
19/02/2021 - 15:25
em Cidade
A A
Voltas as aulas presenciais em Campos-RJ

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos

Os alunos das escolas públicas e particulares de Campos (RJ), Norte Fluminense, voltarão às aulas presenciais de forma gradual, a partir do dia 8 de março. O retorno vai começar com a educação infantil. 

A decisão foi anunciada após reunião virtual entre representantes da Prefeitura e o Ministério Público, realizada nesta quinta-feira (18).

Na ocasião, a Prefeitura apresentou o Plano de Implantação do Modelo Híbrido nas Unidades Escolares, que visa normatizar o funcionamento do ensino infantil e fundamental. O plano foi desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação. 

O protocolo prevê a presença de até 30% dos estudantes nas unidades, com aumento escalonado de acordo com os critérios objetivos relacionados às fases epidemiológicas. 

Estão sendo considerados os níveis de contaminação da COVID-19 no município e o cumprimento de protocolos de saúde na escola, a fim de garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação. 

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, participaram da reunião a promotora de Justiça e Tutela Coletiva da Infância e Juventude, Anik Rebello e a também  promotora Maristela Naurath, que responde pela Terceira Tutela Coletiva.

Pela prefeitura, participaram o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT), Marcelo Feres e o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury. 

Também participaram do encontro o subprocurador geral do município, Gabriel de Assis Rangel, a assessora jurídica da SEDUCT, Manuella Nunes e o vereador Rogério Matoso (DEM), além de representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe) e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe).

ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR 

A Educação Infantil nas escolas públicas e particulares iniciará aulas híbridas entre os dias 08 e 29 de março. Já a rede municipal vai começar com, no mínimo, 10% das unidades escolares, ampliando para, no mínimo, 50% das unidades em até 30 dias após esse período estabelecido, alcançando a totalidade das unidades em até 60 dias. 

Já as aulas híbridas para o Ensino Fundamental em todas as escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas terão início no período entre 22 de março e 22 de abril de 2021, seguindo o mesmo esquema de progressão percentual, desde que condicionadas ao aval da Vigilância Sanitária do município. 

O secretário de Educação explicou que cada escola vai criar uma Comissão Pró-Saúde, formada por pais e educadores, que ficará responsável por monitorar o cumprimento dos protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde. 

Nas quatro primeiras semanas de aula, o monitoramento deverá ocorrer de forma semanal, com elaboração de relatórios referentes à adequação e cumprimento das normas, que deverão ficar arquivados na escola e à disposição das Secretaria de Saúde e Educação.

“Não se trata ainda de um retorno presencial, mas um modelo prudente e responsável, sem perder o foco na proteção dos profissionais da educação, alunos e seus familiares. Com base em evidências científicas mundiais e em concordância com as diretrizes do Governo do Estado e Federal, o planejamento se deu de modo a garantir a segurança sanitária que propicie um ambiente saudável e com o menor risco possível para a saúde e o bem-estar da comunidade escolar”, destacou o secretário.

SITUAÇÃO SUJEITA À ANÁLISE

De acordo com o subsecretário de Saúde, toda a programação está sujeita às análises epidemiológicas sobre a doença e às orientações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais sobre as medidas sanitárias a serem tomadas. 

“Em caso do Município retornar às fases laranja e vermelha, as aulas deverão retornar imediatamente ao formato não presencial. Além disso, o Departamento de Vigilância Sanitária visitará as escolas a fim de acompanhar o cumprimento das normas previstas”, informou Charbell.

A promotoria destacou a importância da isonomia entre estudantes da rede pública e particular. 

“O município está estabelecendo critérios e normas, por meio desse plano, para que as escolas retornem em etapas, que são as mesmas previstas para as três redes (municipal, estadual e particular). Cada gestor vai poder sinalizar com as datas adequadas de acordo com suas necessidades e circunstâncias de retorno, dentro do período previsto. O município não está ordenando que todas as escolas retornem na mesma data, mas está estabelecendo critérios para esse retorno”, afirmou a promotora Anik Rebello. 

Ela acrescentou que o início das aulas de forma híbrida não provoca violação de direitos das crianças e adolescentes. 

“O Ministério Público vai fiscalizar se as escolas estão ou não preparadas para o retorno e adotar as providências. O município não deixou de sinalizar e já se antecipou, informando que diversas escolas não têm condições estruturais para voltar de forma imediata. Colocar as crianças nessas escolas de uma hora para a outra seria atentar contra a saúde e a vida dessas crianças”, salientou a promotora.

“O Ministério Público também não concordaria que essas escolas voltassem sem condições. A gente não pode ignorar a realidade da Educação, notória em todo Brasil, mas deve ser sensível a ela e procurar fazer com que todos sejam atendidos da melhor forma possível, dentro dessa realidade”, afirmou.

PROTOCOLOS E NORMAS

Os pais ou responsáveis decidirão por aderir ou não ao sistema híbrido. Os que aceitarem, deverão preencher um formulário específico de autorização, permitindo a frequência dos estudantes neste modelo, e garantindo a veracidade das informações concedidas. 

No entanto, a aprendizagem por meio do modelo não presencial continuará sendo garantida aos alunos. Desde o início do ano letivo, em 01 de fevereiro, a SEDUCT está distribuindo material pedagógico aos estudantes que não têm acesso à internet, na rede pública municipal.

Antes do início das aulas híbridas, cada escola vai promover um treinamento dos professores e comunidade escolar, ministrado por profissionais da saúde. O Programa Saúde na Escola (PSE) criou um manual de biossegurança com as orientações necessárias para o retorno às aulas, que pode ser acessado no Portal do PAE. 

As escolas se comprometeram a desenvolver ação periódica de capacitação para as famílias sobre o protocolo de saúde, com especial ênfase no engajamento colaborativo destes na orientação de seus familiares.

Em caso de suspeita de contaminação pela Covid-19 por algum membro da família ou de pessoas com quem a criança ou adolescente teve contato, ela deverá deixar de comparecer à escola pelo prazo mínimo de 14 dias. Os responsáveis deverão comunicar imediatamente à instituição de ensino a constatação de sintomas da Covid-19 em seus filhos e/ou familiares.

CONSELHO VAI ACOMPANHAR

O PRÓ-SAÚDE será responsável por acompanhar e avaliar, sob orientação das autoridades sanitárias locais e da secretaria de educação, o processo de retomada das aulas. 

O trabalho consistirá em verificar a aplicação das medidas sanitárias a serem adotadas pelos alunos, professores e funcionários, além de notificar os órgãos de saúde locais em casos de irregularidades na utilização das medidas sanitárias e casos positivos de contração da Covid-19 entre alunos ou profissionais da educação. O Conselho terá um canal de acesso direto com as Secretarias de Saúde e Educação.

Tags: #Aulas#ensinohibrido#RetornoCampos-RJ
EnviarCompartilharTweetCompartilharCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Limpador é agredido a chutes por supervisor de churrascaria em Ribeirão Preto

Próxima Notícia

Valor de mercado do bitcoin supera bolsa brasileira e chega a R$ 5,4 tri

Viu Online

Viu Online

LEIA TAMBÉM 

Campos vacinação idososúde doenças cronicas
Cidade

Idosos entre 80 e 84 anos começam a ser vacinados em Campos nesta segunda (08)

07/03/2021 - 13:36
Covid-19 em Campos-RJ
Cidade

Com mais casos de covid-19 e ocupação de UTIs, Campos vai anunciar medidas

07/03/2021 - 10:31
Prefeito de Macaé - Welberth Rezende
Cidade

Macaé-RJ: Novo decreto limita horário de funcionamento do comércio

06/03/2021 - 11:26
Próxima Notícia
Alta recorde do Bitcoin

Valor de mercado do bitcoin supera bolsa brasileira e chega a R$ 5,4 tri

Jair Bolsonaro se irrita com comentário de seguidor e manda Polícia Federal investigá-lo

Bolsonaro se irrita com comentário de seguidor e manda PF investigá-lo

COLUNISTAS

Campos dos Goytacazes: uma cidade “sem data prevista”  

Deneval Siqueira
05/03/2021 12:03

Espetáculo “O Quarto de Bianca” estreia no Teatro Cândido Mendes 

Carlos Fracho
05/03/2021 10:00

8 lembranças dos tempos que passam e mostram o vale-tudo de mediocridade 

Agenor Burla
01/03/2021 11:02

Gilmar Mendes passa pente-fino em todo material da Vaza-Jato

Roberto Barbosa
28/02/2021 11:55

Quem lucra com a “independência” do BC e o reajuste dos combustíveis 

Ranulfo Vidigal
26/02/2021 11:58

O nome de Jesus tem poder: conflito, laicidade e o paradoxo da esquerda no Brasil

André Nascimento
18/02/2021 10:50

Morrer de covid-19 ou morrer de fome, a dura escolha para os servidores de Campos

Marcos Pedlowski
14/02/2021 06:52

Tradução de idiomas exige conhecimento e capacidade de interpretar 

João Vicente
06/12/2020 01:09

SOBRE NÓS

Notícias Campos de Goytacazes

Plataforma 100% digital. Siga PORTAL VIU! no YouTube.
O Portal VIU! também está no Instagram, Twitter, Facebook e Linkedin.
E-mail: contato@viuonline.com.br

PORTAL VIU NAS REDES

Facebook Instagram RSS

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação Vídeo

MAIS LIDAS DA SEMANA

Modelo de ensino híbrido da Uenf gera crise e cria anarquia institucional

Jovem que matou garota gamer diz fazer parte de grupo de soldados contra o cristianismo

Tatuagem de Anitta no ânus pode colocar vida da cantora em risco

Personal Trainer de 30 anos morre vítima de Covid-19

Com mais casos de covid-19 e ocupação de UTIs, Campos vai anunciar medidas

  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist