Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Brasil acorda diante do apagão rodoviário

Viu Online Por Viu Online
30/05/2018 - 06:06
em Cidade
A A
Canapi (AL) - O ministro Moreira Franco participa da inauguração das obras de pavimentação da rodovia BR-316/AL, Trecho Carié - Canapi (Beth Santos/Secretaria Geral da PR)

Canapi (AL) - O ministro Moreira Franco participa da inauguração das obras de pavimentação da rodovia BR-316/AL, Trecho Carié - Canapi (Beth Santos/Secretaria Geral da PR)

Greve dos caminhoneiros abre os olhos do país para que já era evidente: o desprezo pela ferrovia para privilegiar o asfalto foi um grande erro;

*Reportagem Especial | Foto: EBC

ABr – Com milhares de caminhões carregados parados ao longo das rodovias nos últimos oito dias, o brasileiro enchergou o que era evidente: a dependência do país em relação ao transporte rodoviário. Situação que especialistas afirmam revelar outros graves problemas estruturais, como a falta de um plano de contingência que evite a asfixia da atividade produtiva e impeça o apagão logístico ante uma greve de caminhoneiros.

Para a superintendente da Associação Nacional dos Transportes de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), a economista Roberta Marchesi, e a diretora do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ceri), Joisa Dutra, alguns dos atuais gargalos da infraestrutura de transporte nacional são reflexos da opção feita pelo Estado brasileiro na década de 1950, quando os governantes decidiram priorizar os investimentos na indústria automobilística. Consequentemente, recursos públicos dos três níveis de governo foram quase que integralmente canalizados para a ampliação da malha rodoviária, em detrimento dos transportes por ferrovia e hidrovia.

LEIA TAMBÉM

Caminhoneira ‘Musa das Estradas’ alerta para golpe contra categoria

Pacote de medidas eleitoreiras de Bolsonaro já supera R$ 343 bi

Governo e Congresso discutem auxílio de R$ 400 para caminhoneiros e aumento do vale-gás

Trabalhadores de apps marcam nova greve para esta sexta-feira

Foto: Jornal do Comércio

Com uma malha ferroviária para cargas e passageiros que não chega a 30 mil quilômetros de extensão, o Brasil está atrás, até mesmo, da Argentina. Com um território de 2,7 milhões de quilômetros quadrados (o equivalente à soma dos territórios do Amazonas e do Pará), o país vizinho conta com 36.917 quilômetros de trilhos. Já os Estados Unidos dispõem de uma malha de cerca de 294 mil quilômetros. Mesmo a Índia, com um território equivalente a quase metade do brasileiro, conta com mais de 68 mil quilômetros de trilhos.

“A crise que estamos assistindo é, em grande parte, fruto do caos logístico decorrente da concentração do transporte de cargas e de passageiros em um único modal”, disse a economista Roberta Marchesi, superintendente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos).

É PRECISO INTEGRAR

Pós-graduada nas áreas de planejamento e logística, Roberta aponta os riscos de que boa parte da atividade econômica brasileira dependa de um único meio de transporte. “Se tivéssemos uma malha ferroviária e estes alimentos e combustíveis pudessem ser levados até os centros urbanos por trens, minimizaríamos o impacto desta crise. Nosso desenvolvimento não pode estar estruturado sobre um único modal”, disse.

A diretora do Ceri também defende a ampliação da malha ferroviária e a integração entre os diferentes meios de transporte. “Sob determinadas condições, o [investimento no] modo ferroviário seria desejável. Não só isso. Seria necessária uma maior integração [da infraestrutura de transportes], o que envolve uma combinação de modais”, defendeu Joisa.

PROJETO DE ESTADO

De acordo com Roberta Marchesi, os projetos de ferrovia e hidrovia são de longo prazo e exigem continuidade entre governo sucessivos. “Seriam necessários projetos de Estado. Um plano de desenvolvimento estruturante que transcendesse os mandatos políticos”, comentou. Segundo ela, apenas 6% dos deslocamentos diários de passageiros são feitos por trens, metrôs, veículos leves sobre trilho (VLT) ou outros modais sobre trilhos.

“Os governantes preferem investir em empreendimentos que possam ser inaugurados dentro dos seus quatro anos de governo. Neste espaço de tempo, não é possível começar do zero e inaugurar um sistema completo, a menos que ele já estivesse estruturado e com projeto pronto”, acrescentou a superintendente da ANPTrilhos, criticando “soluções imediatistas que não respondem às reais demandas das cidades e de seus cidadãos”.

Roberta Marchesi compara com a infraestrutura dos países mais ricos, quando se trata do transporte urbano. De acordo com ela, o metrô de São Paulo, o maior do país, percorre cerca de 74 quilômetros de trilhos, enquanto o de Nova York (EUA) chega a integrar quase 400 quilômetros.

Mesmo em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, a participação do transporte metroferroviário não ultrapassa 20% do total de viagens de passageiros. “Em países desenvolvidos que mantiveram investimentos na indústria ferroviária, esses deslocamentos chegam a 45% do total de viagens. Ainda temos muito o que avançar”, disse a superintendente.

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca, disse que o governo planeja três leilões de ferrovias ainda este ano. Fonseca afirmou que o Brasil precisa acabar com a dependência do transporte rodoviário. “O segundo semestre será o momento das ferrovias no Brasil”, afirmou.

*Agência VIU! com EBC

Tags: #Caminhoneiros#FerroviaGreverodoviasTransporte
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

TRF-3 devolve prerrogativas de ex-presidente a Lula

Próxima notícia

Tipos de Whey Protein para consumir

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

governo federal autorizou, nesta quinta-feira (9), a construção e operação de nove ferrovias pelo setor privado, por meio do programa federal Pro Trilhos, criado a partir do novo Marco Legal das Ferrovias.
Brasil

Governo assina contratos com iniciativa privada para construção de 9 ferrovias

09/12/2021 - 20:48
Investigadores detectaram que líder caminhoneiro estava escondido em hotel na Cidade do México
Brasil

Zé Trovão é localizado pela PF escondido no México e deve ser preso

09/09/2021 - 14:11
Protestos de caminhoneiros
Brasil

Caminhoneiros concentram bloqueios em Santa Catarina e mais 13 estados

08/09/2021 - 22:47
Carregar mais
Próxima notícia
Foto: Ilustração

Tipos de Whey Protein para consumir

Foto: Divulgação

SÃO FRANCISCO-RJ | Cidade pobre e lixo milionário

COLUNISTAS

Polo Gastronômico anuncia o 11º  Festival Gastronômico no feriadão de 7 setembro

Waleska Freire
05/08/2022 03:35

Coluna Federico Baudelaire 7: Bric a Brac, a Poesia Voando Para Outras Esferas do Planeta

Federico Baudelaire
03/08/2022 09:08

A busca do lirismo na paisagem do eu profundo – alguns universos de Álvaro Goulart 

Deneval Siqueira
31/07/2022 11:53

O ilusionismo do capitalismo 4.0 sob o foco da sétima arte

Ranulfo Vidigal
01/08/2022 09:26

Coluna Geleia Geral 9: Seguimos revirando a Tropicália

Geléia Geral | Arthur Gomes
29/07/2022 11:59

Teatro: “As Sete Vidas de Alva” no Teatro Municipal de Niterói

Carlos Fracho
01/07/2022 06:04

Movimentos sociais dos EUA em marcha contra a miséria no país

Roberto Barbosa
19/06/2022 06:34

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist