O ator do filme Cidade de Deus, Rubens Sabino da Silva, foi detido na tarde de quinta-feira (16) em Volta Redonda (RJ). O caso aconteceu em frente a um shopping.
Segundo o que foi relatado na descrição da ocorrência feita pela Polícia Militar, pedestres informaram a policiais responsáveis pela segurança na Vila Santa Cecília que Rubens tinha ameaçado de morte uma pessoa. Pouco depois, a vítima confirmou a denúncia.
Em seguida, os agentes abordaram Rubens, que ainda encontrava-se no local.
“Ao abordar o acusado, na iminência do mesmo estar portando uma arma branca, foi ordenado que o mesmo não se movesse para ser feita a revista pessoal. Neste momento, o acusado se exaltou, gritando e acusando a guarnição de racismo e querendo se evadir do local. A guarnição então achou por necessário e para segurança a imobilização do mesmo para revista pessoal. Após a revista, nada de ilício fora encontrado, porém o mesmo continuou exaltado”, descreveu a PM.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver que, durante a abordagem, Rubens diz que não fez nada e justifica que estava no shopping para comprar um livro.
As duas partes foram levadas para a delegacia de Volta Redonda, onde um boletim de ocorrência foi registrado. Rubens foi autuado por ameaça, resistência, desobediência e desacato, e foi liberado.
A Polícia Civil também explicou o caso.
“O homem ameaçou um ambulante alegando que teria uma faca, por isso foi abordado pela Polícia Militar. Durante a abordagem, o autor desacatou os agentes e resistiu à atuação da força policial. Os envolvidos foram conduzidos à delegacia, ouvidos e, após lavratura do termo circunstanciado de ocorrência, todos foram liberados”, disse o delegado Vinicius de Mello Coutinho.
A Polícia Civil informou ainda que Rubens não acusou os policiais de racismo em seu depoimento na delegacia.
O shopping se pronunciou através de uma nota.
“Houve um princípio de tumulto fora do shopping, na Rua Doze, envolvendo dois rapazes, que culminou com uma abordagem policial na porta do empreendimento. Rapidamente a polícia militar levou o rapaz, logo após o momento em que foi gravado o vídeo. Informamos que nossa equipe não interferiu na abordagem nem tem conhecimento do motivo”.
Dadinho é o c*
Rubens Sabino da Silva interpretou Neguinho no filme Cidade de Deus. Ele é protagonista de uma das cenas mais icônicas do cinema brasileiro. É ele quem ouve do personagem de Leandro Firmino a célebre frase: ‘Dadinho é o c*, meu nome agora é Zé Pequeno, p*’.
Com informações do g1.