O prefeito eleito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, se reuniu nesta segunda-feira (28) com futuros secretários e sua equipe de transição para discutir o Programa Emergencial de Combate à Covid-19.
Devido à gravidade da pandemia, que tem elevado número de pessoas contaminadas e óbitos na cidade, o prefeito destacou que será preciso adotar medidas que visem a preservação de vidas.
A elevação do número de pessoas contaminadas pela Covid-19 e óbitos em Arraial do Cabo é confirmada por dados da Secretaria de Estado de Saúde. A cidade também enfrenta falta de UTIs na Rede Pública.
Magno salientou que as medidas de prevenção devem ser adotadas sem aumentar os prejuízos para economia local, “já fragilizada pela pandemia, que é mundial”.
Com a chegada do Verão, o município recebe uma grande movimentação de turistas.
“Nesse momento é preciso esforço de todos. Cada cidadão cabista, turista e comerciante precisa contribuir para que o atual quadro não piore ainda mais a pandemia. Temos que encarar o problema de forma consciente e responsável”, disse o prefeito.
MEDIDAS PREVENTIVAS
No encontro com futuros secretários, ficou definido que medidas como uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel serão intensificadas por meio de campanhas informativas no primeiro momento.
Mas o prefeito eleito já estuda, caso os índices de contágio não diminuam, a possibilidade de instituir, por meio de decreto, multa àqueles que desobedecerem e não utilizarem corretamente as máscaras.
Todo acesso à cidade só será permitido aos turistas previamente autorizados por meio de QR Code emitido no momento da reserva junto às unidades de hospedagem e ou prestadores de serviços como passeios de barcos, buggys, quadriciclos, etc.
O Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) não atende a demanda atual de pacientes. Com o aumento nos casos de Covid-19, o problema se agrava, porque a Unidade de Saúde não possui uma ala exclusiva para atendimento aos pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus. Esta ala foi desativada logo após o período eleitoral.
O novo governo planeja instalar uma tenda ao lado do HGAC já nos primeiros dias de Governo.
Outras medidas ainda devem ser anunciadas para minimizar os efeitos da pandemia.
Está prevista a adoção na limitação do horário de funcionamento de bares e restaurantes, até às 23h, além do distanciamento mínimo de clientes. Funcionamento de hotéis, pousadas, hostels, flats, casas de veraneio, passeios de barcos e afins com capacidade limitada a 70%, entre outras medidas, também já estão em pauta para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021.
Na mobilidade urbana, a Secretaria de Segurança Pública intensificará a fiscalização em toda cidade. Os ônibus de turismo terão que obter autorização para entrar no Município. A medida será coordenada pela Secretaria de Turismo.
Outras ações que ajudarão a dar maior fluidez ao trânsito serão a limitação, com fiscalização rígida, do horário de carga e descarga conforme determina a Lei Municipal, que hoje estipula o horário entre 6h e 10h.
Vale ressaltar que as medidas restritivas serão reavaliadas de acordo com os indicadores epidemiológicos a cada duas semanas.