quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

PSDB-RJ quer retomar os anos dourados

Roberto Barbosa Por Roberto Barbosa
27/05/2015 - 18:26
em Política
A A
Deputado Federal pelo PSDB do Estado do Rio de Janeiro

Deputado Federal pelo PSDB do Estado do Rio de Janeiro

Compartilhar:

Legenda reconduz ex-deputado Glauco Lopes ao comando partidário em Macaé e tenta atrair o vereador Rafael Diniz para projeto de candidatura própria em Campos

O PSDB vai buscar uma revitalização no Estado do Rio de Janeiro. O projeto passa por mudanças radicais na direção de alguns diretórios e comissões provisórias. O deputado Federal Otávio Leite é um forte candidato a pilotar as mudanças, caso assuma a presidência do diretório regional, cargo para o qual o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha não poderá se reeleger, de acordo com as normas estatutárias.

O caminho para essas mudanças foi delineado em uma recente reunião da legenda, no Rio de Janeiro, quando ficou cristalino que a reformulação será inevitável para que o partido detentor da terceira maior bancada no Congresso (só fica atrás do PT e PMDB), que perdeu a última eleição presidencial por uma fração de votos, esteja reestruturado para o grande projeto sucessório de 2016 e 2018.

Aliás, a sucessão da presidente Dilma Rousseff também passa pela disputa municipal. Uma legenda bem colocada na maior parte dos municípios brasileiros, principalmente nas capitais do país e cidades de porte médio, terá peso em uma disputa nacional. É a trilha também para tentar a hegemonia da década de 90, quanto Fernando Henrique Cardoso governava o país, Marcelo Alencar o estado do Rio, Mário Covas estado de São Paulo e Aécio Neves o estado de Minas. Foi uma década dourada para o tucanato, só encerrada com a chegada do Partido dos Trabalhadores ao poder.

Mudanças em Macaé

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Novo presidente do diretório municipal do PSDB
O ex-deputado Glaupo Lopes vai reassumir a presidência do diretório municipal do PSDB e almeja ser vice na chapa do prefeito Dr. Aluízio, pré-candidato à reeleição em 2016

Na cidade de Macaé, no Norte Fluminense, o ex-deputado Glauco Lopes foi reconduzido à presidência do diretório municipal. O partido tem cerca de cinco mil filiados na cidade, mas a maior parte é inativa. O grande desafio será reagrupar o rebanho neste município que é base da operação de petróleo na Bacia de Campos.

O ex-prefeito Sílvio Lopes, cacique tucano local, é o pai de Glauco. Gosta da ideia de candidatura própria, embora ainda não se discuta nomes. O filho que foi deputado por dois mandatos na Alerj mantém uma boa relação com o prefeito da cidade Dr. Aluízio, com quem almeja compor chapa na condição de vice.

O prefeito, recém-filiado ao PMDB, é candidato à reeleição em 2016 e tem outros pretendentes. O ex-deputado, ainda assim, vislumbra uma dobrada, muito embora o PSDB regional almeje o protagonismo onde haja condições estruturais.

Enquanto isso…

Vereador em Campos dos Goytacazes e pré-candidato à prefeitura em 2016
Vereador em Campos dos Goytacazes e pré-candidato à prefeitura em 2016

Na cidade de Campos, o projeto é mais audacioso. A legenda tem comissão provisória e integra o governo Rosinha Garotinho. O caminho poderá ser uma saída estratégica. O diretório local foi desmembrado depois de ser atropelado por uma clausula de barreira que impunha a conquista de um mínimo de 8% de votos na eleição do ano passado. O PSDB em Campos conquistou menos de 1%.

O integrante Robson Colla quase foi nomeado presidente de uma Comissão Provisória, mas quando os nomes foram apresentados na reunião da regional,  a pretensão esbarrou nos questionamentos de Octávio Leite, que defende uma medida ainda mais radical, que é a saída do governo Rosinha. Colla atua no Centro de Informações e Dados (Cidac), nomeado pela prefeita desde o início da primeira gestão em 2009.

Interessante observar que desta reunião participaram o vereador Rafael Diniz, atualmente filiado ao PPS local. Ele é opositor do governo Rosinha. Também participou o seu principal assessor, o advogado José Paes Neto. Um grupo de Macaé que presenciou os desdobramentos deste encontro avalia que o vereador está a um passo de ingressar no ninho tucano e tornar-se um virtual candidato à prefeitura pela legenda. Diniz avalia se permanecerá no PPS após a fusão com o PSB. Seu pai, o ex-vereador e ex-deputado Sérgio Diniz (já falecido) foi um dos fundadores da legenda, na qual seu avô José Carlos Vieira Barbosa (também falecido) chegou a se filiar. Portanto, o ninho tucano pode ser o destino nesses tempos de incerteza partidária.

Tudo indica que o usineiro Geraldo Coutinho voltará ao comando do PSDB na terra do chuvisco, e volta com o discurso de que o compromisso da legenda com o PR acabou em 2012. Na atual conjuntura, o partido é totalmente desprovido de corpulência para uma disputa majoritária. O melhor momento no cenário local foi na eleição de 2004, quando o então candidato à prefeitura Paulo Feijó ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura, deixando de disputar o segundo turno por uma diferença de 20 mil votos em relação ao segundo colocado naquele pleito. Atualmente o deputado Feijó é filiado ao PR.

Mas o tucanato local deve ganhar um novo núcleo decisório, com o jornalista Luiz Mário Concebida, o comerciante Murilo Dieguez, o economista Ranulfo Vidigal e o vereador Diniz, caso assine a ficha de filiação.

O desafio dos tucanos nesta cidade será descomunal. Primeiro terão que pensar numa reestruturação, para em seguida estudar uma fórmula de vencer o poderio da máquina municipal sob o comando do grupo do ex-governador Anthony Garotinho.

No momento o PSDB regional enxerga números e observa o cotidiano. O recente levante de professores da rede municipal que paralisou 95% das escolas fez o PSDB regional vislumbrar um caminho na oposição local. Mas, o possível ingresso da deputada Clarissa Garotinho, filha da prefeita Rosinha, pode mudar o rumo da prosa.

Tags: EleiçõesReestruturação
Notícia anterior

Comissão aprova antecipação de royalties

Próxima notícia

Mafiosos do futebol podem ser extraditados

Roberto Barbosa

Roberto Barbosa

Jornalista, escritor e diretor executivo do Portal e Revista VIU!

Próxima notícia
A máfia do futebol indiciada nos EUA

Mafiosos do futebol podem ser extraditados

Lista de assinaturas com pedido de abertura de CPI para investigar a CBF

Senado vai abrir caixa-preta da CBF

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist