quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Pesquisa mostra Lula liderando entre as mulheres e Bolsonaro superando petista entre os homens

Petista tem 48% das intenções de voto, contra 41% do atual ocupante do Palácio do Planalto

redacao Por redacao
03/07/2022 - 10:46
em Política
A A
Pesquisa mostra Bolsonaro liderando entre os homens e Lula entre as mulheres

Lula e Bolsonaro: petista está à frente no primeiro turno. (Nelson Almeida/AFP/Sopa Images/Getty Images)

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a preferência do eleitorado feminino, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) é a opção majoritária dos eleitores homens. Segundo os dados da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada no dia 23 de julho, em uma simulação de segundo turno entre os dois, o petista tem 55% das intenções de voto das mulheres, contra 35% de Bolsonaro. Brancos e nulos são 8%, e os que não sabem somam 3%.

Na parcela dos homens a situação se inverte, com o atual presidente pontuando 47%, e Lula com 41%. Neste recorte da população, os brancos e nulos somam 7%, e os que não sabem são 4%.

A EXAME/IDEIA ouviu 1.500 pessoas entre os dias 17 e 22 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02845-2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Veja o relatório completo.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Nos números gerais de segundo turno, Lula está na frente de Bolsonaro. O petista tem 48% das intenções de voto, contra 41% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Em relação à sondagem feita em maio, a distância entre os dois permanece a mesma – sete pontos percentuais – mas ambos ganharam dois pontos. Aqueles que não sabiam, votavam em branco ou nulo eram 14% há um mês, e agora são 10%.

(Arte: EXAME)

Maurício Moura, fundador do IDEIA, avalia que o pagamento maior do Auxílio Brasil (no valor que pode chegar a 400 reais) não produziu o efeito esperado na pré-campanha do presidente Bolsonaro, de aumentar as intenções de voto.

“Acredito que a eleição é uma batalha de rejeições. Tanto a rejeição ao PT quanto ao presidente Bolsonaro. Nesse momento, a rejeição ao governo maior proporciona a liderança do Lula, mas quem chegar com uma rejeição menor em outubro será o vencedor”, afirma.

Por região, também em uma simulação de segundo turno, Bolsonaro tem 59% das intenções de voto dos moradores do Norte, e Lula tem 36%. O presidente ainda aparece em primeiro no Centro-Oeste, com 44%, e no Sul, com 47%. Nessas regiões, o petista tem 41%, e 40%, respectivamente. O ex-presidente tem vantagem sobre Bolsonaro no Nordeste (63% X 27%), e no Sudeste (46% a 44%).

Primeiro turno: distância entre os dois é de 9 pontos

(Arte – EXAME)

Em uma simulação de primeiro turno, o ex-presidente Lula tem 45% das intenções de voto, e o atual ocupante do Palácio do Planalto aparece com 36%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, e Simone Tebet (MDB), 3%.Os números são de uma pergunta estimulada, em que os nomes são apresentados em forma de lista aos entrevistados.

Essa é a primeira pesquisa EXAME/IDEIA desde que João Doria (PSDB) desistiu de concorrer à Presidência e os tucanos decidiram apoiar a pré-candidatura da senadora pelo Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, formando uma chapa da terceira via, que inclui ainda o Cidadania. Na sondagem feita em maio, o ex-governador de São Paulo pontuou 2%. Também houve a definição de que Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, vai disputar a reeleição.

Maurício Moura, fundador do IDEIA, destaca que o crescimento de Lula no primeiro turno pode levar a uma definição da eleição. “Há um movimento positivo para o ex-presidente Lula em termos de comparação com o Bolsonaro, mas o mais importante disso é que vemos uma possibilidade maior da eleição acabar no primeiro turno”, afirma.

 

Tags: #Eleições 2022Jair BolsonaroLula
Notícia anterior

“Rainha das Criptomoedas” entra para a lista dos 10 mais procurados do mundo

Próxima notícia

Thiago Gagliasso: Ator é mais um bolsonarista condenado por divulgar fake news

redacao

redacao

Próxima notícia
Thiago Gagliasso Bolsonarismo

Thiago Gagliasso: Ator é mais um bolsonarista condenado por divulgar fake news

qual o preço do 1phone 14

iPhone 14 Pro Max deve ser lançado em setembro; veja preços

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist