Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Parceria garante emissão de segunda via para pessoas vulneráveis

Viu Online por Viu Online
16/11/2020 - 20:55
em Brasil
A A
Documentos pessoas vulneráveis

Moradores de rua tem acesso a documentos de identificação civil em Porto Alegre (foto: MP-RS 27/02/2015)

Uma parceria entre os órgãos estaduais Fundação Leão XIII e Detran.RJ vão dar assistência aos mais vulneráveis. Um posto de Identificação Civil para moradoras de rua passará a funcionar na sede administrativa da Leão XIII.

No local, as pessoas poderão emitir gratuitamente a segunda via da carteira de identidade e outros documentos, além de oferecer acolhimento por meio de educadores e assistentes sociais. A nova sala vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Rua Senador Dantas 76, 8° andar, no Centro.

Para a realização dos atendimentos, servidores da Fundação Leão XIII foram treinados por técnicos do Detran.RJ. Os educadores e assistentes sociais que vão atuar no apoio de quem buscar a unidade integram o Projeto de Atenção Socioassistencial às Pessoas em Situação de Rua, lançado há um ano e realizado em parceria com o UERJ.

– Nossa atuação de assistência a quem mais precisa de ajuda tem feito progressos. Temos um projeto em curso que já atendeu mais de 14 mil pessoas em situação de rua com emissão gratuita de documentos, sobretudo, carteira de identidade e certidão de nascimento. E estamos inseridos ainda em outras frentes, como a Marcha pela Cidadania e Ordem e o RJ Alimenta – destaca Andrea Baptista, presidente da Fundação Leão XIII, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsodh).

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, também destaca a importância da iniciativa como ferramenta fundamental de assistência e inclusão social.

– Nossa parceria com a Fundação Leão XIII proporciona dignidade e inclusão para quem precisa utilizar nossos serviços. Vamos oferecer um atendimento exclusivo para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Elas merecem todo nosso cuidado e respeito – disse Konder.

Atenção Socioassistencial em números

Do total de pessoas assistidas pelo projeto até o momento, dados preliminares (atualizados até 30/9) mostram que 66,3% são homens e 32,5% mulheres. Outro demonstrativo evidencia que 54,2% deste público se apresenta como pessoa em situação de vulnerabilidade, ou seja, tem uma residência, mas prefere estar nas ruas, enquanto 45,8% está em situação de rua. Outro dado importante faz referência à documentação civil: 85,1% dos usuários possuem, pelo menos, certidão de nascimento e/ou carteira de identidade, enquanto 14,9% não tem qualquer documento.

Projetos futuros

Para 2021, a Fundação Leão XIII prevê o desenvolvimento do 1° Censo Estadual da Pessoa em Situação de Rua, para compreensão do cenário em todo o estado do Rio e implementação de políticas de enfrentamento mais assertivas. Vai também investir em estudos de viabilidade técnica de um novo modelo de moradia para pessoas em situação de rua – o Moradia Primeiro – inspirado no Housing First, que deu certo em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal e França. No Brasil, o projeto é inédito no setor público do Rio de Janeiro.


Tags: #Documentação#Fundação Leão XIII#Pessoas vulneráveisDetran-RJ
EnviarCompartilharTweetCompartilharCompartilharEnviar
Notícia Anterior

Eleição municipal vai alterar composição da Alerj

Próxima Notícia

Apenas 1 dos 78 “Bolsonaros” com nome na urna foi eleito no Brasil

Viu Online

Viu Online

LEIA TAMBÉM 

Adiamento IRPF
Brasil

Receita adia prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda para 31 de maio

12/04/2021 - 11:21
Mulher chama homem de macaco em SP
Brasil

Mulher é presa por chamar rapaz de ‘macaco fedorento’ em ônibus no litoral de SP

12/04/2021 - 11:19
AUXILIO EMERGENCIAL NEGADO
Brasil

Trabalhador tem até esta segunda para contestar auxílio emergencial negado

12/04/2021 - 11:12
Próxima Notícia
Bolsonaro Sergipano

Apenas 1 dos 78 "Bolsonaros" com nome na urna foi eleito no Brasil

Mega Sena acumulada 50 milhões

Mega da virada vai sortear prêmio de aproximadamente R$ 300 milhões

COLUNISTAS

De saco cheio!

Deneval Siqueira
08/04/2021 11:09

Como os EUA se tornaram a nação que mais encarcera seus cidadãos

Rick Santos
08/04/2021 10:11

Reflexões acerca da abertura dos templos religiosos na pandemia

Agenor Burla
07/04/2021 07:28

Brasil vive anseio por vacinação em massa ou guerra total 

Ranulfo Vidigal
06/04/2021 10:17

E aí, traiu? Capitu e a questão republicana

André Nascimento
13/03/2021 12:53

Espetáculo “O Quarto de Bianca” estreia no Teatro Cândido Mendes 

Carlos Fracho
05/03/2021 10:00

Gilmar Mendes passa pente-fino em todo material da Vaza-Jato

Roberto Barbosa
28/02/2021 11:55

Morrer de covid-19 ou morrer de fome, a dura escolha para os servidores de Campos

Marcos Pedlowski
14/02/2021 06:52

Notícias Campos de GoytacazesPlataforma 100% digital. Siga PORTAL VIU! no YouTube.
O Portal VIU! também está no Instagram, Twitter, Facebook e Linkedin.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação Vídeo

PORTAL VIU NAS REDES

Facebook Instagram RSS LinkedIn Twitter Youtube

MAIS LIDAS DA SEMANA

Dr. Jairinho já foi acusado de participar de sessão de torturas junto com milicianos

Defesa de Jairinho constrangeu testemunhas e divulgou foto de ex-namorada nua

Médico que tomou duas doses da Coronavac morre de Covid no MT

Presa pela morte do próprio filho, mãe do menino Henry Borel fez selfie na delegacia

Testemunha diz que Dr. Jairinho é “uma pessoa maluca e completamente desequilibrada”

  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • Podcast
  • Vídeos
  • Colunistas

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist