Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Moro admite erro na divulgação de escuta

Viu Online Por Viu Online
30/03/2016 - 02:20
em Brasil
A A
São Paulo - O juiz Federal Sérgio Moro participa do simpósio Lava Jato e Mãos Limpas, realizado no auditório do Ministério Público Federal (Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Paulo - O juiz Federal Sérgio Moro participa do simpósio Lava Jato e Mãos Limpas, realizado no auditório do Ministério Público Federal (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Em despacho endereçado ao ministro do STF, juiz afirma “que não teve intenção de provocar polêmicas, conflitos ou constrangimentos” ao divulgar diálogo entre Lula e Dilma |

Da redação |

Responsável pelo processo da Operação Lava Jato, o juiz federal Sérgio Moro admitiu nesta terça-feira (29/03) que errou ao divulgar trechos do diálogo entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio de expediente ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, o juiz lamenta o episódio e pede “escusas” por ter autorizado a divulgação de escutas telefônicas.

Ao ministro, Moro também disse que não teve intenção de provocar polêmicas, conflitos ou constrangimentos. “Diante da controvérsia decorrente do levantamento do sigilo e da decisão de vossa excelência, compreendo que o entendimento então adotado possa ser considerado incorreto, ou mesmo sendo correto, possa ter trazido polêmicas e constrangimentos desnecessários. Jamais foi a intenção deste julgador, ao proferir a aludida decisão de 16 de março, provocar tais efeitos e, por eles, solicito desde logo respeitosas escusas a este Egrégio Supremo Tribunal Federal”, disse Moro.

Foto acima: O juiz Federal Sérgio Moro participa do simpósio Lava Jato e Mãos Limpas, realizado no auditório do Ministério Público Federal (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Moro enviou as informações a pedido de Zavascki após a decisão do ministro que determinou a suspensão das investigações da Operação Lava Jato no quesito que envolve Lula. A decisão do ministro se deu após sua nomeação do ex-presidente como Ministro Chefe da Casa Civil. No mesmo despacho ele solicitou o envio dos processos ao Supremo.

LEIA TAMBÉM

Bolsonaro derruba diferença para Lula para 5 pontos com votos de Moro

Pesquisa da Quaest/Genial mostra Lula com 45% e Bolsonaro, 23%; Moro e Ciro, 7%

Moro revela ter recebido R$ 3,6 milhões de contrato com escritório Alvarez & Marsal

Base bolsonarista se irrita com elogios de Hang e Paschoal a Sergio Moro

Com a decisão de Teori, Moro avaliou que seu entendimento sobre a questão foi incorreto. O juiz também afirmou que não determinou a quebra de sigilo telefônico de nenhuma pessoa com prerrogativa de foro e que os diálogos envolvendo a presidente Dilma e ministro do gabinete pessoal da presidência, Jaques Wagner, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, e parlamentares, fora, encontrados de forma fortuita nas investigações.

“O levantamento do sigilo não teve por objetivo gerar fato político-partidário, polêmicas ou conflitos, algo estranho à função jurisdicional, mas, atendendo o requerimento do MPF, dar publicidade ao processo e especialmente a condutas relevantes do ponto de vista jurídico e criminal do investigado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que podem eventualmente caracterizar obstrução à Justiça ou tentativas de obstrução à Justiça”, justificou Moro.

PEDIDO DE INTERFERÊNCIA

No despacho, Moro também cita um áudio no qual ex-presidente Lula entrou em contato com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Ele explica que Lula tentou provocar a interferência de Barbosa na Receita Federal. Segundo o juiz, Lula “aparentemente” tentou interferir nas investigações.

“Em cognição sumária, o ex-presidente contatou o atual ministro da Fazenda buscando que este interferisse nas apurações que a Receita Federal, em auxílio às investigações na Operação Lava Jato, realizada em relação ao Instituto Lula e a sua empresa de palestras. A intenção foi percebida, aparentemente, pelo ministro da Fazenda, que, além de ser evasivo, não se pronunciou acolhendo a referida solicitação. O ex-presidente, aparentemente, tentou obstruir as investigações atuando indevidamente, o que pode configurar crime de obstrução à Justiça”, disse o juiz.

Sobre a validade da conversa entre Lula e o ministro da Fazenda como prova criminal, Moro sustentou que o diálogo tem relevância para a investigação, mesmo sendo encontrado fortuitamente nas investigações.

“A colheita fortuita do diálogo com autoridade com foro privilegiado, entretanto, não implica a necessidade de mudança do foro para o Supremo Tribunal Federal, pois não há qualquer elemento probatório que autorize conclusão de que o ministro Nelson Barbosa cedeu às solicitações indevidas do ex-presidente, o contrário se depreendendo do diálogo. Isso, porém, não torna inválida à interceptação ou impede a utilização ou a divulgação do diálogo, a prexteto de preservar privacidade, pois não há esse direito em relação ao investigado Luiz Inácio Lula da Silva, já que o diálogo, para ele, tem relevância jurídico-criminal,” diz Moro.

DIÁLOGO ENTRE LULA E DILMA

Sobre o diálogo entre Lula e a presidenta Dilma, Moro explicou que autorizou o levantamento do sigilo por entender que ele não tinha relevância criminal para Dilma, sendo que Lula era o investigado.

“O foco da investigação era o ex-presidente da República, então destituído de foro por prerrogativa de função e, embora o referido diálogo no contexto de obstrução fosse juridicamente relevante para ele, não parece que era tão óbvio assim que também poderia ser relevante juridicamente para a excelentíssima presidenta da República”.

ADVOGADO DE LULA

Sobre a autorização de interceptação das conversas de um dos advogados do ex-presidente, Roberto Teixeira, Moro afirmou que determinou apenas grampear um número de celular e que não tem conhecimento de que os números do escritório de advocacia tenham sido interceptados. De acordo com as investigações, Teixeira teria representado os empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar na compra do sítio frequentado pela família de Lula, em Atibaia (SP).

“Desconhece este Juízo que tenha sido interceptado outro terminal dele  [Roberto Teixeira] ou terminal com ramal de escritório de advocacia. Se foi, essas questões não foram trazidas até o momento à deliberação deste juízo pela parte interessada. Se o advogado se envolve em condutas criminais, no caso suposta lavagem de dinheiro por auxiliar o ex-presidente na aquisição com pessoas interpostas do sítio em Atibaia, não há imunidade à investigação a ser preservada, nem quanto à comunicação dele com seu cliente também investigado”, disse.

NOVOS ÁUDIOS

No pedido de informações, Moro também afirmou que existem mais conversas telefônicas do ex-presidente que foram gravadas. “Há outros diálogos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intencionando ou tentando obstruir ou influenciar indevidamente a Justiça. Há também diálogos nos quais revela a intenção de intimidar as autoridades responsáveis pela investigação e processo”, afirmou Moro.

DECISÃO NO STF

Na quinta-feira (31/03), o STF decidirá se o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela investigação da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, continuará na condução dos inquéritos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na semana passada, o ministro Teori atendeu a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e suspendeu, com base em jurisprudência da Corte, a divulgação das interceptações envolvendo a Presidência da República e fixou prazo de dez dias para que Sérgio Moro preste informações sobre a divulgação dos áudios do diálogo entre a presidente Dilma Rousseff e Lula, tornadas públicas após decisão do juiz.

*Com informações da Agência Brasil

Tags: Juiz Sérgio MoroMoro admite que errouSérgio Moro
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

PMDB marca data para entrega de cargos

Próxima notícia

Dornelles afirma que o Rio está falido

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

Lula segue liderança eleições 2022
Brasil

Pesquisa mostra Lula na liderança, seguido por Bolsonaro e Moro

08/12/2021 - 07:49
Doria disse já ter entrado em contato com outros pré-candidatos e defendeu "diálogo"
Brasil

Dória vai concorrer à presidência em 2022 e diz que aliança com Moro é possível

28/11/2021 - 12:51
Moro copia slogan de Lula
Brasil

Sérgio Moro oficializa entrada na política com slogan idêntico ao de Lula

05/11/2021 - 22:54
Carregar mais
Próxima notícia

Dornelles afirma que o Rio está falido

Petrobras enfrenta crise reduzindo cargos

COLUNISTAS

Coluna Geleia Geral 07: Trem de Doido Mina Turca

Geléia Geral | Arthur Gomes
22/06/2022 03:10

Movimentos sociais dos EUA em marcha contra a miséria no país

Roberto Barbosa
19/06/2022 06:34

Sobre terra sem mal e a poética de Waldo Motta (III)

Deneval Siqueira
19/06/2022 04:14

Federico Baudelaire 04: Em 29 de junho tem Festa Das Bacantes

Federico Baudelaire
19/06/2022 01:07

Jornada de 30 horas para aumentar vagas no mercado de trabalho

Ranulfo Vidigal
17/06/2022 12:30

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist