quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Lula defende tratamento igualitário entre países e critica nova Guerra Fria

Presidente fala sobre tarifas dos EUA e aposta em melhora nas relações com Trump

redacao Por redacao
23/02/2026 - 09:58
em Política
A A
Em viagem internacional, Lula pede equilíbrio nas relações globais, comenta tarifas americanas e prevê retomada do diálogo entre Brasil e Estados Unidos

Reprodução | REUTERS

Compartilhar:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que espera uma postura mais equilibrada dos Estados Unidos nas relações internacionais e disse não desejar o retorno de um cenário de polarização global semelhante à Guerra Fria. A declaração foi dada em Nova Déli, na Índia, ao final de uma visita oficial de três dias ao país, antes de seguir viagem para a Coreia do Sul.

Segundo Lula, o Brasil não pretende interferir em assuntos internos de outras nações e defende que todos os países sejam tratados de forma igualitária no cenário internacional. Ele também demonstrou expectativa de melhora nas relações bilaterais após um possível encontro com o presidente norte americano Donald Trump previsto para o início de março.

O posicionamento acontece dias depois de a Suprema Corte dos Estados Unidos invalidar tarifas amplas impostas por Trump, decisão que levou o governo norte americano a aplicar novas taxas com base em outra legislação comercial. Em 2025, produtos brasileiros chegaram a sofrer sobretaxas de até 50 por cento, o que tensionou as relações entre Brasília e Washington.

Apesar disso, sinais recentes indicam tentativa de reaproximação, incluindo a retirada de tarifas sobre alguns produtos agrícolas brasileiros e declarações do vice presidente Geraldo Alckmin sobre a recuperação da competitividade do país no mercado americano.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Durante a passagem pela Índia, Lula participou da Cúpula de Inteligência Artificial e assinou acordos com o primeiro ministro Narendra Modi para cooperação em minerais estratégicos e fortalecimento do comércio bilateral, com meta de alcançar 20 bilhões de dólares em cinco anos.

Após deixar Nova Déli, o presidente brasileiro seguiu para Seul, onde cumpre agenda de três dias e deve assinar memorandos envolvendo comércio, energia, espaço e defesa com o governo sul coreano. Lula afirmou que o mundo precisa de estabilidade e cooperação para reduzir tensões internacionais e favorecer o desenvolvimento econômico.

*Da Agência: Fonte Exclusiva

Tags: #BrasilNoMundo#diplomacia#EconomiaGlobal#EstadosUnidos#PolíticaInternacional#RelaçõesExteriores#TarifasGeopolíticaLulaTrump
Notícia anterior

Procon investiga alta no preço do galão de água em Rio das Ostras

Próxima notícia

Decisão judicial nos EUA reacende disputa comercial com a China

redacao

redacao

Próxima notícia
Após decisão da Suprema Corte americana, China cobra mudanças na política tarifária e monitora novos impostos anunciados pelo governo dos EUA

Decisão judicial nos EUA reacende disputa comercial com a China

Lula afirma que há nova disputa internacional por minerais críticos e defende produção local.

Lula interrompe pergunta em coletiva e esclarece fala sobre brasileiros investigados no exterior

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist