quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Líderes da extrema direita global repudiam vandalismo em Brasília

Políticos condenam ataques ao regime democrático em redes sociais, destacando episódios de violência

redacao Por redacao
09/01/2023 - 16:15
em Política
A A
Líderes da extrema direita global repudiam manifestações golpistas e vandalismo em Brasília

Giorgia Meloni, Marine Le Pen e Santiago Abascal (Colagem - Divulgação)

Compartilhar:

No dia seguinte aos atos de vandalismo e destruição dos prédios do Senado Federal, Câmara dos Deputados e Supremo Tribunal Federal (STF), representantes da extrema direita ao redor do mundo foram às redes sociais repudiar as ações de bolsonaristas em Brasília.

Candidata rival do presidente Emmanuel Macron nas últimas eleições da França, Marine Le Pen comentou no Twitter que atacar lugares de poder e representação cidadã é atacar a democracia.

“A violência perpetrada contra as instituições brasileiras para contestar a eleição do presidente Lula deve ser fortemente condenada”, completou.

Le Pen é atualmente uma das principais lideranças do partido Reunião Nacional (RN). Desde que assumiu a legenda, ela busca dissociar sua imagem das acusações de antissemitismo e negacionismo que assombraram seu pai. Ao mesmo tempo, se voltou contra os direitos dos imigrantes e da comunidade de religião muçulmana.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

A primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni, outra representante da extrema direita na Europa, também minou as manifestações golpistas de ontem em publicação online. Segundo ela, o que está acontecendo no Brasil não pode provocar indiferença:

“As imagens da irrupção nos gabinetes institucionais são inaceitáveis e incompatíveis com qualquer forma de dissidência democrática. O retorno à normalidade é urgente e nos solidarizamos com as instituições brasileiras”, disse Meloni, que comanda o primeiro governo de extrema direita no país desde a fundação da República, em 1946.

Já Santiago Abascal, presidente do partido ultradireitista espanhol Vox, compartilhou uma nota da organização Foro Madrid, que condena “da forma mais categórica a violência perpetrada pelos assaltantes do Palácio do Planalto, em Brasília”.

Ao mesmo tempo, a publicação denuncia uma suposta contradição entre dirigentes e organizações progressistas, que se calam em diante de episódios semelhantes em outras nações:

“Nós que defendemos a democracia e as liberdades mantemos um único critério: que a violência não se justifica em hipótese alguma, nem quando o Palácio do Planalto é assaltado, nem quando o Metrô de Santiago do Chile é incendiado ou quando o A First Line destrói a cidade de Cali”, diz o texto.

Segundo a nota, se os líderes de esquerda querem defender a democracia no Brasil, devem também condenar firmemente as ditaduras de Cuba, Nicarágua e Venezuela.

“Caso contrário, essas organizações e seus membros são totalmente desautorizados, reafirmando sua cumplicidade com todas as formas de violência”.

As informações são do Jornal O GLOBO.

Tags: #bolsonaristas#Extrema-direita#Golpistas#Invasões em Brasília#Vandalismo
Notícia anterior

Bolsonaro é internado em hospital nos EUA

Próxima notícia

Carlos Alberto crava novo técnico da Seleção: ‘Me chamou para ser auxiliar’

redacao

redacao

Próxima notícia
Carlos Alberto afirmou que Mourinho será o novo técnico da Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/YouTube)

Carlos Alberto crava novo técnico da Seleção: 'Me chamou para ser auxiliar'

Bolsonarista Karol Eller

Influenciadora bolsonarista é demitida da EBC após participar de atos em Brasília

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist