Os estudantes que conseguirem acessar as notas do Enem já podem começar sonhar com o curso que tentarão no Sisu. Para diminuir um pouco a ansiedade dos candidatos, O Jornal O GLOBO lança uma plataforma interativa reunindo as notas de corte de todos os cursos disponíveis no ano passado. Conheça aqui.
Os dados foram consolidados pelo professor de matemática Frederico Torres, coordenador do Colégio Pódion e fundador do Mente Matemática, canal especializado no exame nacional.
Os alunos precisam indicar a instituição e o curso que desejam para descobrirem a nota de corte do primeiro semestre de 2021. Eles têm a opção de escolher consultar as vagas dos candidatos de ampla concorrência e aquelas destinadas aos cotistas.
Com isso, é possível projetar o resultado necessário no Enem 2021 para conseguir uma vaga no Sisu, que será realizado a partir da próxima terça-feira.
No entanto, 15 instituições não participaram do Sisu no ano passado por conta do calendário modificado pela pandemia. Assim, universidades como Ifap e Unifap, ambas do Amapá, e Ufam, do Amazonas, não aderiram ao sistema de seleção unificada e tiveram processos de seleção próprios. Por isso, elas não aparecem nos dados.
Conheça o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne, em 2022, 221.790 vagas distribuídas em 6.146 cursos de graduação de 125 instituições públicas de educação superior no Brasil. Para participar do Sisu em 2022, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, e não ter tirado nota zero na prova de redação.
Cronograma do Sisu
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março