quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Estudante de 10 anos é a mais jovem a ter artigo científico publicado no Brasil

Mariana Bueno de Paula Tamani avaliou corrosão, densidade e até utilizou fórmulas durante a pesquisa

redacao Por redacao
28/04/2023 - 13:56
em Política
A A
estudante mariana bueno publica artigo cientifico

Mariana Bueno

Compartilhar:

Uma garota de apenas 10 anos é a pessoa mais jovem a publicar um artigo em uma revista científica nacional. Moradora de Limeira (SP), Mariana Bueno de Paula Tamani fez uma análise de moedas falsas da época do Brasil colônia.

O artigo de três páginas “Uma Conversa Além do Cofrinho” foi publicado na revista Ciência Hoje, voltada ao público infantil e coordenada por universidades do Rio de Janeiro.

“A ciência é muito importante para todas as pessoas e ajuda em muitas coisas importantíssimas. Por exemplo, se não fossem os cientistas a gente não saberia sobre a Covid-19”, explica a estudante.

Para debutar na ciência, Mariana teve a orientação de Yuri Meyer, professor de física e pesquisador de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

“Meu trabalho como orientador é justamente ensinar os passos da metodologia científica para ela. E foi isso que ela seguiu para que nós tivéssemos um resultado científico a respeito da temática dela”, explica o orientador.

O trabalho da jovem cientista envolveu uma moeda verdadeira de 640 réis da época do Brasil colônia, que tem preços entre R$ 800 a R$ 5.000 por unidade no mercado de colecionadores. Porém, a falsificada é muito parecida.

Para diferenciar uma da outra, Mariana usou a estrutura do próprio laboratório que tem em casa. A primeira etapa foi a análise no microscópio, para ver as características da corrosão. Depois, as moedas foram levadas para a água, para verificar a densidade.

Mariana durante observação da densidade das moedas — Foto: Arquivo pessoal

“As duas moedas têm densidades muito próximas, por isso que ambas afundaram [nos recipientes com água]. Mas quando você olha na balança de precisão, você percebe que a verdadeira tem mais metal, então é mais densa”, detalha a pequena pesquisadora.
Equações físicas também foram necessárias para chegar ao resultado. “Eu usei o método de Arquimedes e fiz também anotações sobre as diferenças de cada uma”, acrescenta.

Ela aprendeu matérias que só iria ver mais tarde na escola. Um esforço pela ciência recompensado com o artigo. “Eu gosto dessas revistas de circulação nacional porque espalham a ciência para as crianças, adolescentes, adultos e idosos”, conta.

A conquista também gerou orgulho na família. “Ficou todo mundo muito feliz porque é uma coisa que a gente valoriza muito. É uma revista que eu conheço há muitos anos, meus sobrinhos liam essa revista e para a Mariana eu assino desde que ela começou a ler”, conta a mãe de Mariana, Raquel Bueno de Paula Tamani.

Além disso, a ciência está no DNA da família. “Meu pai é agrônomo, se formou em 65, fez mestrado em Michigan. Minha mãe se formou em 65 e era a única mulher da turma dela em agronomia, se formou em primeiro lugar, fez mestrado e doutorado e seguiu a área de pesquisa de solo. Acho que está no DNA, mas também teve muito estímulo e vivência. A gente gosta muito de ler”, acrescenta Raquel.

E a música deve ser o tema para um dos próximos artigos de Mariana, que quer seguir carreira como astrofísica ou química.

“O tio Yuri toca violino e eu toco piano e flauta. E matemática e música têm muita relação”, justifica.

Com informações do g1.

Tags: #Artigos Científicos#Ciêntistas#Mariana BuenoEstudantes
Notícia anterior

Novo chatbot de inteligência artificial do Snapchat preocupa pais de adolescentes

Próxima notícia

Influencer que morreu por alergia a camarão deixou carta de despedida

redacao

redacao

Próxima notícia
morte do influencer brendo yan po alergia a camarão

Influencer que morreu por alergia a camarão deixou carta de despedida

homem mata motorista e enterra corpo em praça de campinas

Motorista de app é morto e enterrado em praça de Campinas-sp

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist