Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Estudande do IFMS ameaça matar negros e diz que local é “propício para massacre”

Advogado do próprio filho, pai de aluno denunciado por racismo e apologia ao nazismo justifica que o jovem "tem mistura étnica" e "não afrontaria direito de ninguém"

Viu Online Por Viu Online
18/03/2022 - 17:38
em Brasil
A A
estudante de informática de 18 anos está sendo acusado por diversos colegas de proferir ofensas racistas e fazer apologia ao nazismo

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) (Foto: Divulgação)

O estudante de informática de 18 anos está sendo acusado por diversos colegas de proferir ofensas racistas e fazer apologia ao nazismo. O Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) informou que o acusado está proibido de entrar no campus até o fim das investigações.

De acordo com informações do Pragmatismo Político, as vítimas apontam que foram alvo de ameaças e insultos preconceituosos tanto virtualmente como presencialmente. Em uma das mensagens, o acusado escreveu que “tu não é ariano, te coloco pra assar”. Também teria falado em “massacre” e “tortura”. Advogado do próprio filho, o pai do aluno diz que “não há provas” contra o garoto.

A Polícia Civil investiga a denúncia após mães das vítimas registrarem um boletim de ocorrência no último dia 28. O caso é tratado inicialmente como ameaça e injúria racial. Segundo a delegada Fernanda Félix, titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), “por ora, não existe materialidade para apologia ao nazismo”.

LEIA TAMBÉM

Nelson Piquet publica foto com gesto obsceno após declaração de Neguinho da Beija Flor

Novo vídeo mostra Piquet sendo homofóbico com Hamilton e insultando Rosberg

Torcedores do Boca Juniors são presos por racismo e apologia ao nazismo

Lewis Hamilton alfineta Piquet por fala racista e reposta fã

Uma das vítimas afirmou que o acusado se apresentava como nazista em rodas de conversa na instituição. Segundo o relato, ele começou a frequentar o campus apenas em meados de fevereiro deste ano e não tinha amigos. Os dois são colegas de turma no curso médio técnico de informática do IFMS.

Foi em um grupo no aplicativo Discord, usado geralmente para games, que o acusado escreveu a um colega de sala de aula: “tu não é ariano, te coloco pra assar”. Antes, ele havia mandado uma mensagem em que dizia “faço saudação nazista e te mando se ‘concentrar’”, supostamente em alusão a campos de concentração.

No dia 24 de fevereiro, conta a vítima, o suspeito novamente fez uma série de comentários racistas em uma lanchonete localizada a cerca de 500 metros do campus do IFMS, onde alunos costumam comer. O acusado teria seguido um grupo de estudantes até o local, quando abordou uma menina se dizendo nazista.

“Ela olhou com espanto, e ele respondeu: ‘O que foi? Você é judia por acaso?’. Quando ela disse que sim, ele falou que podia ficar tranquila que ela seria a última a morrer. Apontou para mim e disse que eu seria o primeiro, porque sou maior e negro, então tenho mais massa escura. Em seguida apontou para o colega à minha esquerda e disse que ele seria o segundo por ser negro e menor. Depois apontou para um terceiro colega e não falou mais nada. E, no último, disse que ele deveria torturado”, diz uma das vítimas.

No dia seguinte ao ocorrido, a vítima e sua mãe foram ao IFMS denunciar o caso. Em 3 de março, houve uma nova reunião com pais de outros alunos que relataram ameaças do acusado. Na ocasião, foi comunicada a suspensão provisória dele, que se desculpou dias depois.

Relatos feitos por outros alunos expõem que o acusado também comentava sobre zoofilia e tinha o mesmo comportamente desde o ensino fundamental. Em ato realizado nesta quinta-feira em frente ao campus do IFMS, alunos exibiram cartazes e bradaram que “racistas e nazistas não passarão”.

O advogado José Freitas, pai do jovem de 18 anos, contesta as acusações. “Não existe materialidade nenhuma. Eles trouxeram diversas provas que serão usadas contra eles no devido momento. Todos aqueles que ofenderam a honra do meu filho serão responsabilizados civil e criminalmente”.

“É muito triste usarem o fato de meu filho ter ascendência alemã por parte de pai e colocarem a pecha de nazista. O crime de racismo se aplica a todas as raças. Nós somos seres humanos”, diz o advogado

 

Tags: #IFMS#Nazismo no Brasil#NazistasNazismoRacismo
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Prêmio da Mega-Sena deste sábado pode render R$ 9 milhões em 6 meses

Próxima notícia

Ministro Alexandre Moraes determina bloqueio do Telegram no Brasil

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

Saiba sobre o chinês preso por espalhar videos racistas de crianças na áfrica
Mundo

Chinês é preso acusado de espalhar vídeos racistas com crianças africanas

21/06/2022 - 09:30
RACISMO, TALITHA MORETE
Brasil

Apresentadora da Globo reproduz racismo e é ‘salva’ por Manoel Soares

13/06/2022 - 22:29
Domingos de Paola: Um cirurgião plástico do Rio foi denunciado por uma atleta por injúria racial e homofobia
Cidade

Atleta denuncia médico, ex da atual namorada, por injúria racial e homofobia

13/06/2022 - 16:31
Carregar mais
Próxima notícia
Alexandre de Moraes manda bloquear Telegram no Brasil

Ministro Alexandre Moraes determina bloqueio do Telegram no Brasil

jornalista defende morte de crianças russas

Jornalista de TV ucraniana defende execução de crianças russas

COLUNISTAS

Teatro: “As Sete Vidas de Alva” no Teatro Municipal de Niterói

Carlos Fracho
01/07/2022 06:04

Promessa de Estado de Bem Estar Social no Brasil é uma frustração

Ranulfo Vidigal
29/06/2022 10:11

“Memórias das ruínas de Creta”, de Bernadette Lyra: um romance mítico e multicultural

Deneval Siqueira
28/06/2022 10:22

Federico Baudelaire 05: No coração dos boatos

Federico Baudelaire
28/06/2022 10:00

Coluna Geleia Geral 07: Trem de Doido Mina Turca

Geléia Geral | Arthur Gomes
22/06/2022 03:10

Movimentos sociais dos EUA em marcha contra a miséria no país

Roberto Barbosa
19/06/2022 06:34

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist