quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Em depoimento a Marcelo Bretas, Cabral envolve Pezão no esquema de propinas 

redacao Por redacao
03/02/2020 - 17:01 - atualizado em 06/02/2020 - 22:41
em Política
A A
Sérgio Cabral Filho

Ex-governador Sérgio Cabral Filho | Foto: EBC

Compartilhar:

Interrogado pelo juiz federal Marcelo Bretas nesta segunda-feira (03), o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, afirmou que o seu sucessor Luiz Fernando Pezão teve uma participação ativa no esquema de propina em sua administração e chegou a criar a nomenclatura “taxa de oxigênio” para denominar a cobrança de 5% sobre o valor pago as empreiteiras. 

Cabral disse que logo nos primeiros dias de sua administração, em 2007, foi montado um “escritório da propina” para coordenar o esquema. 

“Pezão participou da estruturação de benefícios indevidos desde o primeiro instante do nosso governo. Desde a campanha eleitoral que me elegeu governador pela primeira vez, e durante os oito anos em que fui governador. Ele vinha da gestão Rosinha Garotinho, era auxiliar do Garotinho na Secretaria de Governo, havia sido prefeito da cidade de Piraí, no sul fluminense e o chamei para ser meu vice”, disse. 

O ex-governador também detalhou o funcionamento do esquema na secretaria de Infraestrutura, que foi comandada por Pezão:

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

“Assim que vencemos a eleição, o nomeei secretário de Obras e, desde o primeiro momento, tocamos os investimentos em infraestrutura. Ali, estabelecemos a propina da Secretaria de Obras: dos 5% que seriam cobrados, 3% viriam para o meu núcleo, 1 % núcleo do Pezão [Secretaria de Obras] e 1% para membros do TCE [Tribunal de Contas do Estado], que trabalharia para a aprovação das licitações. O piso era esse”, completou.

Os empreiteiros, segundo Cabral, também pagavam uma mensalidade extra de R$ 150 mil a Pezão, que fazia distribuição em sua estrutura. O pagamento era coordenado por Hudson Braga, que viria a ser secretário de Obras na gestão de Pezão. Também faziam parte desse esquema, segundo o relato, os empresários Carlos Miranda e Luiz Carlos Bezerra.

Cabral destacou que “o esquema era atrativo para os donos da empresa, porque o percentual cobrado era inferior ao praticado nos governos anteriores. Nos mandatos de Rosinha e Anthony Garotinho, segundo ele, seriam cobrados até 30% sobre os valores arrecadados com obras.

OUTRO LADO

Em sua página, no Facebook, o ex-governador Anthony Garotinho comentou o depoimento de Sérgio Cabal e negou as acusações:

RESPOSTA AS MENTIRAS DE SÉRGIO CABRAL
Hoje em depoimento ao juiz Marcelo Bretas,Sérgio Cabral confessou alguns de seus crimes e a participação de seu vice,Pezão em alguns deles.
Seu ressentimento em relação a mim e a Rosinha ficou evidente ao afirmar que “diminuiu a taxa de corrupção antes praticada.”
Se tem alguma prova contra mim deve entregá-la ao ministério público,como fiz em relação a ele seus comparsas.
Não respondo a nenhum processo na lava-jato,apenas ações movidas pela justiça de Campos,por perseguições
de grupos locais.

Já os advogados do ex-governador Luiz Fernando Pezão, até o final da tarde desta segunda-feira, ainda não haviam comentando o caso.

*Matéria revisada às 17h25min do dia 03/02/2020

Tags: #MarceloBretas#SergioCabralFilhodepoimento
Notícia anterior

VÍDEO: Turquia inicia ataques contra forças do exército Sírio em Idlib 

Próxima notícia

Pezão nega ter recebido propina e diz que sua prisão no Palácio foi um abuso 

redacao

redacao

Próxima notícia
Luiz Fernando Pezão

Pezão nega ter recebido propina e diz que sua prisão no Palácio foi um abuso 

Secretário de Educação de Macaé-RJ Guto Garcia

Com secretário de Educação visitando escolas de Macaé (RJ), as vivandeiras tremem

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist