Para baixar o documento o motorista tem que baixar o aplicativo CDT, Carteira Digital de Trânsito, disponível em todas as plataformas. Ele poderá ser acessado em até cinco dispositivos.
O motorista que desejar a versão antiga de papel, é possível imprimir a partir do aplicativo, que é gratuito para Android e IOS. O DETRAN orienta ainda que apenas proprietários que quitaram os boletos de Guia de Recolhimento de Taxa (GRT) e DPVAT podem baixar o documento.
O presidente do Detran-RJ, Marcello Braga Maia, destacou que, além de ser prático, o serviço vai evitar aglomeração nas unidades.
Passo a passo
1 – Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular;
2 – Cadastre o usuário;
- Uma vez instalado o app, abra e selecione “entrar com gov.br”
- Na tela seguinte, informe CPF e selecione “próxima”
- Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “entrar com gov.br
3 – Baixe o CRLV Digital
- Faça o login
- Selecione “veículos”
- Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (antigo Documento Único de Transferência, com 12 caracteres)
- Selecione “incluir” e o CRLV Digital estará disponível
Se o proprietário já for usuário do antigo aplicativo CNH Digital, é necessário atualizá-lo para ter o app da Carteira Digital de Trânsito.
Além disso, o departamento informou que o número de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV) está disponível apenas nesse documento na parte superior, também conhecido como documento de compra e venda ou Documento Único de Transferência (DUT).