quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Covid: Vacina no Brasil deve começar a ser aplicada em fevereiro de 2021

redacao Por redacao
15/08/2020 - 01:43
em Política
A A
uso de máscara e higienização deverão se prolongar até 2022

Estudo da vacina de Oxford está sendo realizado na Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, Bangladesh e Brasil. - Foto: AFP

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que as primeiras doses da vacina contra a covid-19 já estejam disponíveis para a população em fevereiro de 2021.

De acordo com a instituição, medidas de distanciamento social, uso de máscara e higienização deverão se prolongar até a vacina alcançar todo o território nacional. A previsão é de que isso aconteça apenas em 2022, segundo destaca reportagem do Brasil de Fato.

Em entrevista coletiva, a vice-diretora de Qualidade da Biomanguinhos (Fiocruz), Rosane Guimarães, detalhou os estágios da vacina na instituição e ressaltou que as medidas de prevenção deverão se manter mesmo após uma parte da população ser imunizada.

“Todos os outros grupos que não foram imunizados precisarão manter distanciamento social e uso de máscara até que a gente consiga fazer um bloqueio da transmissão do vírus.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Quando poderemos parar de fazer as medidas protetivas? Vão ser as curvas de contaminação e a vacina que irão dizer. Mesmo com o início da vacinação, o uso de máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento deverão ser feitos até o bloqueio da transmissão”, explicou.

A parceria da Fiocruz com o laboratório europeu AstraZenica para produzir a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, prevê uma inicialmente 30 milhões de doses que estarão disponíveis em fevereiro no Brasil.

A Fiocruz está se preparando para produzir toda a vacina, mas, em um primeiro momento, vai formular, envasar e distribuir 100 milhões de doses até que ocorra a transferência da tecnologia para o desenvolvimento por inteiro no Brasil. Segundo Rosane, o critério para a vacinação da população ainda não foi definido.

“Quem vai receber a vacina primeiro está sendo discutido. A ideia é que toda a população seja imunizada. Um grupo de especialistas do ministério da Saúde está discutindo para saber se primeiro serão os grupos de risco, idosos e pessoas com comorbidades, ou se vacinaremos os trabalhadores, essa discussão está sendo feita”, explica.

Estudos

O estudo da vacina de Oxford está sendo realizado na Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, Bangladesh e Brasil. Cerca de 50 mil pessoas de diferentes partes do mundo participarão da fase três do estudo clínico que dirá se há contraindicação da vacina.

No Brasil, o teste foi desenhado, inicialmente, para adultos que não foram contaminados por covid-19 de 18 a 55 anos. Na última segunda-feira (10), a faixa etária foi estendida para 69 anos. A testagem abrange cinco mil pessoas. Segundo a pesquisadora da Fiocruz, não foi comprovado efeito colateral grave no estudo desenvolvido na Inglaterra até o momento.

“O que foi avaliado de evento adverso foi similar a todas as vacinas que já temos registradas. Acontece um pouco de dor e vermelhidão no local de aplicação, algumas pessoas apresentaram febre e sintomas gripais, mas isso passa após 24h ou 48h depois da vacinação. Não tivemos nesse primeiro trabalho publicado, nenhum evento adverso grave, mas estamos falando de um grupo pequeno de 533 pessoas de uma faixa etária de 18 a 55 anos, a maioria das pessoas brancas,” ressalta.

No Brasil, os voluntários são mais diversificados e estratificados por sexo, idade e cor da pele. Os estudos apontam que a pessoa vacinada começa a desenvolver os anticorpos para neutralizar o coronavírus após 28 dias da primeira dose. A vacina da Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneca, é uma das que estão em estágio mais avançado no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tags: #Covid-19#Vacinas
Notícia anterior

Estudo mostra o que acontece a cada minuto na Internet

Próxima notícia

Rússia afirma que já começou a produzir vacinas contra Covid-19

redacao

redacao

Próxima notícia
Sputnik V não está entre as seis vacinas mais avançadas em desenvolvimento

Rússia afirma que já começou a produzir vacinas contra Covid-19

Pontos turísticos do Rio reabrem com descontos especiais

Pontos turísticos no Rio reabrem neste sábado com descontos especiais

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist