As fortes chuvas que caíram nos municípios da região Noroeste do Rio de Janeiro provocaram enchentes em distritos dos municípios de Cambuci e Itaocara.
Em Laranjais e Jaguarembé as chuvas inundaram ruas e residências. Segundo relatos de moradores a força das águas do Ribeirão da Areia em Itaocara transbordou e a cabeceira da ponte que dá acesso ao primeiro distrito foi arrancada. Moradores da região creditam ao fenômeno cabeça da água que é o aumento repentino do volume de água nas cabeceiras dos rios.
Já em São João do Paraíso em Cambuci, o estado é de calamidade pública e cerca de 90% do distrito foi atingido pelas chuvas segundo a Defesa Civil Municipal. O acumulado de chuvas nas últimas 48 horas no local foi de 131 milímetros. A previsão é de mais chuvas nesta quarta-feira no município.
Os moradores precisaram ser socorridos de barco e levados para casas de parentes que tenham segundo andar. O secretário municipal de Defesa Civil, na dose na manhã desta quarta a reportagem, que as escolas que poderiam servir de abrigo para as famílias também ficaram alagadas.
No início da tarde, a Defesa Civil informou que o ponto de apoio em Cambuci vai ser na Escola Estadual Oscar Batista, que fica na Praça São Sebastiao, 173, no Centro. O ponto também é usado para receber doações de pessoas que queiram e possam ajudar.
“No momento, a água já abaixou. Agora nós vamos partir para um segundo estágio que é a parte da limpeza e catalogar as pessoas que vão precisar de abrigo. A gente tá distribuindo, com a ajuda da população, as quentinhas pra 80% da população que não tem o que comer. Os mercados foram atingidos, não tem como comprar comida”, disse o secretário de Defesa Civil, Eduardo Werneck