quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Casal relata ser vítima de agressão por homofobia em Florianópolis

Polícia Civil investiga caso. Mulheres tiveram cortes, hematomas e uma delas, um dedo quebrado

redacao Por redacao
22/07/2022 - 11:46
em Política
A A
CASAL DE LÉSBICAS AGREDIDO EM FLORIANÓPOLIS

Casal de mulheres após agressões em Florianópolis — Foto: Sasha Côrtinaz/Arquivo pessoal

Compartilhar:

Um casal de mulheres relatou ser vítima de agressão física e homofobia em Florianópolis. Elas contaram que sofreram ataques físicos de um homem dentro de um ônibus e na loja de conveniência de um posto de gasolina. Também relataram que várias testemunhas presenciaram o crime e “nada fizeram”. A Polícia Civil investiga o caso, que ocorreu no sábado (16).

As vítimas são Sasha Côrtinaz, de 28 anos, e a namorada dela, Cami Del Poente, de 33. Elas contam que tudo começou dentro de um ônibus, ainda no terminal do bairro Lagoa da Conceição, região leste.

O coletivo seguia em direção ao Centro da cidade e o agressor, identificado como um homem com cerca de 40 anos, estaria ouvindo música alta dentro do ônibus, o que é proibido por lei em Florianópolis. Sasha, então, foi falar com ele. Disse que perguntou se ele continuaria escutando as músicas até o Centro. Nesse momento, o homem se revoltou e insultou Cami.

O casal, então, disse que chamou o segurança do terminal do ônibus, que explicou ao homem sobre a lei.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

“Nesse momento aconteceu a primeira vez que ele [agressor] humilhou a Cami, que foi quando ele falou para ela que ‘ela tinha uma energia muito ruim e ele ia sair de perto’. Se levantou e saiu andando para a frente do ônibus. E nesse momento todo o ônibus riu, ele ainda não estava cheio, tinham poucas pessoas, mas todas riram, foi bem humilhante”, contou Sasha.

Em seguida, o trajeto do coletivo ocorreu normalmente. Porém, já no Centro da cidade, o homem começou a mandar beijos para Cami, que reagiu com um gesto obsceno.

“Aí começou a falar algumas coisas pra Cami e solta que é para ela aprender a ser mulher. ‘Tu vai aprender a ser mulher, virar gente’. Falou do cabelo dela, da roupa dela. Nesse momento, levantei e disse que homofobia era crime e que eu iria ligar para a polícia”, relatou Sasha.

Depois, segundo ela, o homem se aproximou do casal e começou a empurrar e tentar chutá-las, gritando ofensas para Cami.

Em seguida, desceu do ônibus. Outro passageiro, revoltado com a situação, também saiu do coletivo e foi atrás do homem. O casal, então, resolveu também descer e segui-los, enquanto ligava para a polícia.

Loja de conveniência

Na rua, perderam o homem de vista. O casal e o passageiro pararam, então, na loja de conveniência de um posto de gasolina para descansar.

Nesse local, encontraram o agressor, que tinha virado a camisa do avesso e sacava em um caixa eletrônico. Quando percebeu o casal, Sasha gritou que chamaria a polícia e os três correram para a porta da loja para impedir que ele fugisse.

Ela contou que o homem partiu para cima de Cami e foi aí que ela e a namorada se feriram, ao tentar segurá-lo dentro do estabelecimento. Mesmo assim, ele conseguiu sair. Após as agressões, o casal foi para o hospital, acompanhadas do passageiro que as ajudou.

O delegado responsável pelo caso, Luís Fuentes, disse que o crime pode se enquadrar em LGBTfobia. O suspeito ainda não foi identificado. A reportagem entrou em contato com o posto de gasolina e com a empresa de transporte coletivo, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.

‘Ninguém agiu, ninguém falou nada’

Sasha compartilhou o caso em uma publicação nas redes sociais e descreveu o sentimento após as agressões:

“A vontade é esquecer e fingir que nada aconteceu, mas não dá, aconteceu! Aconteceu e cada vez que precisamos levantar da cama, abrir uma garrafa d’água ou coisas simples de escrever, a dor nos lembra. As dores do corpo da Cami e os machucados em carne viva não a deixam esquecer. As dores do meu corpo, o dedo cortado e quebrado não me deixa esquecer”, relatou.
Sasha disse que lamentou o fato de as testemunhas não as terem ajudado, com exceção do passageiro que foi atrás do agressor. Segundo ela, o casal acreditava estar mais protegido em meio a mais pessoas.

“As pessoas LGBT estão acostumadas a sofrer violência diariamente. E, de alguma forma bizarra, a gente se acostuma com isso. Desde a primeira vez, que ele gritou pra Cami aprender a ser mulher até o momento que ele saiu correndo do ônibus, passou muito tempo, tempo suficiente paras pessoas fazerem qualquer coisa”, lamentou.

Ela contou que a situação foi parecida no posto de gasolina, onde as funcionárias da loja de conveniência não ajudaram a chamar a polícia.

“Ninguém agiu, ninguém falou nada. A gente não teve amparo nenhum”, desabafou.

As informações são do g1.

Tags: #Transfobia#Violência Contra Homossexuaishomofobia
Notícia anterior

Receita libera consulta ao terceiro lote de restituição do IRPF

Próxima notícia

Comprador arremata Lamborghini do Rei do Bitcoin por R$ 805 mil

redacao

redacao

Próxima notícia
leilão da lamborguini do rei do bitcoin

Comprador arremata Lamborghini do Rei do Bitcoin por R$ 805 mil

clube Mesut Ozil, que na temporada 2015/2016

Mesut Ozil foi o melhor assistente na EPL 2015/2016

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist