quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Brasil pode registrar evento meteorológico histórico nos próximos dias

redacao Por redacao
18/08/2020 - 08:56
em Política
A A
Previsão de frio intenso no Brasil nos próximos dias

região sul do país será atingida por uma intensa massa de ar polar a partir de quarta-feira (19) (foto: divulgação)

Compartilhar:

Superinteressante – Nos próximos dias, uma parcela dos brasileiros terá que tirar os casacos do guarda roupa. De acordo com a MetSul (agência de meteorologia que presta serviços e consultoria), a região sul do país será atingida por uma intensa massa de ar polar a partir de quarta-feira (19), que deve se alastrar nos dias seguintes por outras regiões do Brasil.

As massas de ar polares são aquelas que se formam, como o nome já diz, próximas aos polos terrestres, que são áreas de altas latitudes. Este fenômeno, em especial, se originou no ar antártico e deve começar sua trajetória na Argentina, seguindo para o Sul, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte do Brasil. Outros países latino americanos, como Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, também serão afetados. Os meteorologistas explicam que o ar frio deve ainda atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, atrapalhando o verão.

Massas de ar polares atingem o sul do Brasil anualmente, então o que torna essa tão especial? A MetSul descreve que ela será “excepcionalmente forte e abrangente” e explica que a alta probabilidade de frio intenso vem acompanhada de chances de neve. Por outro lado, não há certeza sobre onde e o quanto poderá nevar, já que as projeções indicam cenários bem diferentes.

Enquanto alguns modelos indicam a incidência de neve em locais em que o evento é comum, como Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, e o Planalto Sul de Santa Catarina, outros apontam que o fenômeno pode ocorrer em mais áreas destes estados, somando também o sul de São Paulo, Paraná e Curitiba. Na Argentina, pode nevar em um local próximo de Buenos Aires e nas províncias de Santa Fé e Entre Rios.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Apesar do frio congelante que promete chegar, ele não é a novidade. As chances de nevar em lugares novos são o que tornam o episódio tão interessante, podendo representar a concretização de um novo evento histórico nos próximos dias.

Além disso, o acúmulo de neve no Brasil não costuma superar os dez centímetros, mas um modelo canadense publicado no site da MetSul indica que, no interior da região sul, alguns pontos podem registrar entre 25 e 50 centímetros. O último evento extremo enfrentado no Brasil ocorreu em 2013, quando 150 municípios de Santa Catarina registraram neve. Vale lembrar que as projeções atuais são muito diferentes  entre si e inconclusivas, então só saberemos o cenário com exatidão nos próximos dias.

Os gaúchos podem se preparar para a geada já na quarta-feira, enquanto os moradores de outras regiões afetadas devem começar a sentir o impacto entre quinta e sexta-feira, aguentando o clima frio até sábado (22). A massa de ar deve vir acompanhada de ventos moderados a fortes, o que pode baixar ainda mais a sensação térmica – marcando valores negativos no sul e inferiores aos 9 ºC no Centro-Oeste e Sudeste.

Além da possibilidade de neve em algumas regiões, pode ocorrer ainda chuva congelada em locais de menor altitude, mesmo que ao nível do mar. Diferente da neve, que cai em formato de flocos direto das nuvens, a chuva congelada atravessa a atmosfera, que se encontra resfriada, e se solidifica ao entrar em contato com o solo em temperatura negativa. Já a chuva de granizo nada mais é do que chuva comum caindo em conjunto com pedacinhos irregulares de gelo.

Seja qual for o caso, a coberta e o chocolate quente serão seus melhores amigos neste fim de semana.

 

Tags: FrioInverno
Notícia anterior

Perfis de militante de extrema-direita são tirados do ar nas redes sociais

Próxima notícia

Correios entram em greve por tempo indeterminado

redacao

redacao

Próxima notícia
Greve geral dos Correios

Correios entram em greve por tempo indeterminado

Homem foi preso em Betim na madrugada desta terça-feira (18).

Preso tio suspeito de estuprar e engravidar menina de 10 anos

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist