O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (9) que gostaria de “ficar livre” da Petrobras ao reclamar que é cobrado pelo preço do combustível. O presidente foi para Jucurutu, no Rio Grande de Norte, onde visitou a Barragem de Oiticica. As informações são do Yahoo.
“Vamos olhar para a Petrobras, que o pessoal reclama do preço do combustível. Procura saber quanto a governadora cobra de ICMS aqui”, falou Bolsonaro.
“Eu não tenho poder de chegar na Petrobras e falar ‘ó tá congelado ou diminui o preço do combustível agora’. Não tenho esse poder. Até gostaria de ficar livre da Petrobras, que me acusa de uma coisa que eu não tenho responsabilidade”, acrescentou em seu discurso.
Bolsonaro argumentou ainda dizendo que o imposto federal está congelado desde quando assumiu o governo, em janeiro de 2019. Já o imposto estadual, falou, não.
“Quase dobrou de preço de 2019 para cá. Alguns vão querer dizer que o percentual não variou. Só que eles cobram esse percentual no preço final da bomba”, disse.
O chefe do Executivo também culpou os governadores pelo aumento do preço dos combustíveis. “Vocês sabiam que há cinco ou seis semanas consecutivas o preço do álcool tem caído e na ponta da linha não diminui? A culpa é do dono do posto? Não, é dos governadores.”
Viagem pelo Nordeste
Na terça (8), Bolsonaro começou uma série de visitas pelo Nordeste, região na qual tem maior rejeição. Os compromissos oficiais estarão em torno das obras de segurança hídrica para moradores no périplo da região e da realização de uma ‘jeguiata’.
O chefe do Executivo esteve ontem na inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, Pernambuco.
No evento, o mandatário afirmou que tem pessoas “mais competentes” que ele para comandar o Brasil.
“Tem muita gente melhor e mais competente que eu por esse Brasil enorme”, falou. “Mas quis o destino que a direção do Executivo coubesse a nós.”