quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Bolsonaro condena atos de caminhoneiros e diz que seguirá Constituição

No primeiro pronunciamento após reultado das urnas, presidente afirmou que protesto de apoiadores não podem impedir o direito de ir e vir

redacao Por redacao
01/11/2022 - 20:24
em Política
A A
discurso de Bolsonaro

Discurso de Bolsonaro após derrota nas urnas — Foto: Reprodução

Compartilhar:

Na primeira manifestação pública desde o fim das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu aos 58 milhões de votos recebidos no domingo e disse que a reação de apoiadores, que interditam rodovias pelo país desde domingo, são “fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu as ultimas eleições”. Ele, contudo, condenou os atos ao afirmar que os protestos não podem seguir os métodos da esquerda.

— As manifestações pacíficas serão bem vindas, mas os nosso métodos não podem ser o da esquerda, que sempre prejudicou a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir — afirmou Bolsonaro, num breve comunicado de dois minutos no Palácio da Alvorada, em que não faz menção à derrota nas urnas e não cita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como é tradição.

No pronunciamento, em que não respondeu a perguntas, o presidente também afirmou sempre seguir a Constituição em seus atos e enalteceu a eleição de representantes da direita para o Congresso e a formação de “diversas lideranças pelo país”.

— Mesmo enfrentando todo o sistema superamos a pandemia e as consequências de uma guerra, sempre fui rotulado de antidemocrático e ao contrario dos meus acusadores sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição — disse. Ele acrescentou: — Enquanto presidente da República e cidadão continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Coube ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciar que o governo cumprirá a lei e coordenará o processo de transição de governo com a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

— O presidente Jair Messias Bolsonaro me autorizou: quando for provocado, com base na lei, nós iniciaremos o processo de transição. A presidente do PT (Gleisi Hoffmann), segundo ela, em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin. Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprir a lei no nosso país — disse Ciro.

Bolsonaro estava acompanhado de quase todos os ministros do governo federal, com exceção do titular das Comunicações, Fábio Faria, que está em São Paulo. Também estavam presentes seu o vice em sua chapa, Walter Braga Netto, e ex-ministros, como João Roma (Cidadania), Gilson Machado (Turismo) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional). O vice-presidente Hamilton Mourão não compareceu.

Dos filhos, apenas o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) estava ao lado do pai no momento do pronunciamento. Coordenador da campanha à reeleição, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não compareceu, nem o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), responsável pelas redes sociais do pai.

As informações são do Jornal O GLOBO.

Tags: #Discurso de BolsonaroJair Bolsonaro
Notícia anterior

Em discurso rápido, Bolsonaro admite derrota mas não parabeniza Lula

Próxima notícia

Versão de despedida do VW Gol deve beirar os R$ 100 mil

redacao

redacao

Próxima notícia
Saiba sobre o gol last edition, ultima versão go gol

Versão de despedida do VW Gol deve beirar os R$ 100 mil

deputados bolsonaristas que incentivam bloqueios em estradas

Deputados eleitos estimulam bloqueios e podem ser condenados a até 12 anos de prisão

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist