quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Superbactéria mata universitária de 18 anos em SC

Microrganismo Staphylococcus aureus, é o mesmo que causou a morte do neto do presidente Lula em 2019

redacao Por redacao
15/06/2023 - 17:33
em Política
A A
jovem morre por superbacteria em blumenau

Dâmilly Beatriz, 18 anos, estudava biomedicina — Foto: Redes sociais/Divulgação

Compartilhar:

 

Uma jovem de 18 anos morreu por complicações causadas por uma superbactéria em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no início desta semana.

Estudante de biomedicina, Dâmilly Beatriz da Graça contraiu o microrganismo através de uma acne do rosto, segundo nota divulgada pela mãe dela, Daniela Veiga, nas redes sociais. O g1 procurou o Hospital Santa Isabel, por meio da assessoria, mas não teve retorno até a última atualização deste texto.
“Minha filha foi atingida por uma bactéria agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus). Gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”, escreveu.

 

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

A bactéria costuma ser encontrada na pele e pode se agravar quando ocorre algum tipo de ferimento, segundo a infectologista Sabrina Sabino.

“Ela entra em nossa circulação e faz com que a gente desenvolva uma síndrome chamada sepse, que faz diversas alterações inflamatórias no nosso corpo podendo ser extremamente grave”, disse.

Além disso, a especialista explica que a bactéria é potencialmente grave, mas que a grande maioria da população possui ela no corpo sem sofrer qualquer reação (entenda mais abaixo).

A morte ocorreu no fim da tarde de segunda-feira (12). Daniela se manifestou sobre a perda da filha na noite de quarta-feira (14), dois dias depois.

Segundo a mãe da jovem, a estudante procurou atendimento médico no primeiro fim de semana de junho, por causa de dor no pescoço. Na ocasião, recebeu medicação e foi liberada.

No sábado (10), as dores continuavam iguais. No dia seguinte, domingo (11), um dia antes de Dâmilly perder a vida, a jovem acordou com rosto bastante inchado. Foi quando voltou ao hospital e se avaliou a necessidade de uma vaga em Unidade de terapia Intensiva (UTI).

“Os profissionais não mediram esforços na tentativa de reversão do quadro. Com muita agilidade desde a chegada ao hospital no domingo, rapidamente direcionando para a UTI, até o momento do óbito”, desabafou a mãe nas redes sociais.

Dâmilly era filha única. A jovem residia em Timbó até o ano passado. Neste ano, começou graduação de biomedicina na Universidade Regional de Blumenau (Furb) e havia se mudado para Blumenau.

Em nota, a instituição lamentou a perda da estudante.

O que é a bactéria Staphylococcus aureus

A infectologista explica que a bactéria que causou a morte da jovem nada mais é do que um microrganismo que coloniza a pele. No entanto, pode se agravar quando há algum tipo de ferimento na pele (assista acima).

“Quando vamos fazer algum tipo de procedimento cirúrgico, quando fazemos uso de antibióticos prévios, se houver algum tipo de piercing ou tatuagem em lugar inadequado, ou seja, quando tem um tipo de lesão na pele, ela entra na nossa circulação”, esclarece.

A bactéria, ainda conforme a especialista, tem algumas nomenclaturas, entre elas a MRSA, que tem resistência a antibióticos como meticilina e penicilina. “Isso faz com que alguns antibióticos mais comuns não sejam capazes de tratar essa infecção”, informou.

Apesar de potencialmente grave, a bactéria coloniza grande parte da população sem causar reações, ainda conforme a infectologista.

“A gente tem que alertar a população que a grande maioria da população possui ela em nosso corpo, mas ela não vai fazer absolutamente nada se você tiver um bom mecanismo imunológico ou uma boa barreira da pele”, afirmou.

Com informações do g1.

Tags: #Staphylococcus aureus#Superbactéria#superbactérias
Notícia anterior

“Seu beijo me prendeu”: Lançamento no clipe da Banda Mais & Mais

Próxima notícia

Pescadores matam mais de 500 golfinhos em retomada de caça nas Ilhas Faroe

redacao

redacao

Próxima notícia
Pescadores matam mais de 500 golfinhos em retomada de caça controversa nas Ilhas Faroe

Pescadores matam mais de 500 golfinhos em retomada de caça nas Ilhas Faroe

campeonato de sexo

'Campeonato de sexo' termina com agressão, abandono de 'atletas' e acusação de calote

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist