O candidato do PT ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, divulgou um áudio no qual um jornalista de Chapecó o acusa de cometer “racismo” contra pessoas brancas, o que não existe. O assunto dominou a campanha eleitoral no estado nesta terça-feira.
No áudio, Eduardo Grassi, de um portal local, critica o fato de Lima frisar que a candidata a vice-governadora em sua chapa, Bia Vargas (PSB), é negra. Na mensagem tornada pública, Grassi afirma que vai fazer uma matéria em seu portal sobre Décio Lima falar sempre sobre o tema. Segundo ele, a postura é discriminatória contra pessoas de outras raças.
— Vou ter que fazer uma matéria referente à sua candidatura, porque eu me sinto discriminado quando você fala na TV, fala em todos os locais: “eu tenho uma vice negra”. Isso diz também racismo às pessoas de outras cores e outras descendências. Então eu vou fazer matéria aqui porque fica muito chato — diz Grassi no áudio.
Grassi disse que se sente vítima:
— Toda hora a gente fica ouvindo, ouvindo, ouvindo. Eu me sinto… Essa prática de racismo para mim por eu ser branco e ela ser negra […] É ruim quando se leva uma campanha para esse lado.
Nas redes sociais, a candidata Bia Vargas comentou sobre o caso e disse que não se surpreende, mas que é preciso combater esse tipo de postura.
— Eu recebi esse áudio tem uns dias já, e é engraçado como esse tipo de coisa já era previsto. Repudio, claro. Mas o que precisa mesmo ser pontuado é que essa é a ponta do iceberg. Ele estar incomodado com a minha existência, problema dele, preocupante é quando isso passa a impedir o meu avanço. Pesado demais quando as ações disfarçadas, me impedem de crescer. Como foi a minha escolha, como tem sido com os recursos advindos do partidos. Essas manobras precisam ser observadas e impedidas, urgentemente. Se não ficaremos sempre repudiando “profissionais” como esse— afirmou a candidata a vice-governadora.
Em nota, o candidato Décio Lima lamentou que Santa Catarina tenha ocupado o noticiário por conta desse fato.
“É um episódio que retrata justamente aquilo que precisamos combater em nosso estado— o atraso, racismo, e essa violência social que o bolsonarismo incentiva no Brasil. O próprio jornalista assume sua militância e diz que produziu essa mensagem por apoiar Jair Bolsonaro, o presidente que diz que negros se pesam em arroba”, escreveu o candidato.
As informações são do Jornal O GLOBO.








