Depois da polêmica no Rio sobre a transferência do desfile cívico-militar de Sete de Setembro para a Avenida Atlântica, em Copacabana, e do cancelamento do tradicional evento da Avenida Presidente Vargas, as Forças Armadas planejam espalhar pela cidade as comemorações, que também marcam o Bicentenário da Independência.
Haverá uma Parada Naval, com desfile de navios na orla, show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, salto de paraquedistas e apresentação de bandas militares em pontos turísticos.
Já o Forte de Copacabana será o lugar de uma salva de tiros. E, além da programação oficial, o bairro da Zona Sul carioca será palco de um ato convocado por grupos conservadores a partir das 10h, na própria Atlântica, com a possibilidade de participação do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Anteriormente, ele havia afirmado que as Forças Armadas desfilariam na orla de Copacabana. Mas, no início de agosto, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, negou essa possibilidade, até que o Comando Militar do Leste (CML) anunciasse que tampouco ocorreria o desfile da Presidente Vargas.
Em evento de campanha duas semanas atrás em Juiz de Fora (MG), porém, Bolsonaro admitiu que, com a impossibilidade da apresentação das tropas, ocorreria um “ato cívico na praia” e uma motociata do Aterro do Flamengo ao Leblon, também na Zona Sul.
Cogita-se que ele possa sobrevoar a motociata antes de chegar a Copacabana. Fontes ligadas ao PL, no entanto, dizem que os detalhes da agenda do presidente no Sete de Setembro ainda são alinhavados.
Já nas redes sociais, um dos grupos que convocam o ato para Copacabana afirma que “será a maior manifestação da história do nosso Brasil”, e repete o lema “Deus, pátria e família”, conforme descrição no Facebook.
Atos parecidos estão marcados para várias cidades do país. Do outro lado da Baía de Guanabara, em Niterói, a concentração da manifestação ocorrerá cerca de duas horas antes da de Copacabana, em frente à reitoria da Universidade Federal Fluminense, em Icaraí.
E em São Paulo, as manifestações são convocadas para a Avenida Paulista, a partir das 10h, próximo ao Masp. “Luta contra prisões arbitrárias e prisões políticas, luta contra o desrespeito ao devido processo legal”, afirma um dos grupos organizadores no Facebook.
Já sobre o principal adversário de Bolsonaro na corrida eleitoral, a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma ainda não ter fechado a agenda do ex-presidente para Sete de Setembro.
No dia seguinte, porém, está previsto o primeiro comício do petista, junto com Marcelo Freixo (PSB), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A campanha do candidato ao governo do Rio afirma que o evento deve ocorrer no início da noite, com local ainda a definir.
Nas comemorações oficiais do bicentenário, o Ministério da Defesa também acerta detalhes da programação no Rio, como o horário da salva de tiros no Forte de Copacabana. Os pontos turísticos em que as bandas militares se apresentarão também estão sendo avaliados.
Já em Brasília, a celebração oficial do Bicentenário está prevista para começar às 9h, na Esplanada dos Ministérios.
O desfile cívico-militar, diz o Ministério da Defesa, terá cerca de 3,1 mil militares, veteranos da Força Expedicionária Brasileira, integrantes do Programa Forças no Esporte (Profesp), ex-integrantes das Forças de Paz e cerca de 1.100 alunos das escolas do Governo do Distrito Federal.
É programado também desfile motorizado de 350 viaturas sobre rodas e blindadas e 200 militares a cavalo, além de apresentação da Esquadrilha da Fumaça e o salto de paraquedistas militares na Esplanada, entre outros.
Em São Paulo, as atrações incluem desfiles aéreo e cívico-militar, com a participação das Forças Singulares, além da apresentação da Banda Sinfônica e dos Dragões da Independência, ambos coordenados pelo Exército Brasileiro.
Nas demais capitais, informa o ministério, além dos desfiles cívico-militares, ocorrerão outras atividades como competições esportivas, seminários e simpósios nos Distritos Navais (MB) e Comandos Militares de Área (EB).
Em diferentes dias, haverá ainda apresentação da Esquadrilha da Fumaça nas cidades de Recife (PE, em 1º de setembro), Palmas (TO, em 3 de setembro), Aparecida de Goiânia (GO, em 9 de setembro) e Paracatu (MG, em 19 de setembro).
As informações são do Yahoo.








