quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Dom e Bruno: Embaixada admite erro sobre corpos achados e pede desculpas

Autoridades informaram na segunda-feira que corpos foram encontrados

redacao Por redacao
14/06/2022 - 19:29
em Política
A A
morte de indigenista dom e bruno

(Foto: EVARISTO SA/AFP via Getty Images)

Compartilhar:

A Embaixada do Brasil no Reino Unido pediu desculpas às famílias do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira nesta terça-feira (14). A informação é jornal inglês The Guardian.

Na última segunda-feira (13), autoridades informaram aos parentes dos desaparecidos que dois corpos foram encontrados na floresta, mas a informação foi negada pela Polícia Federal e também pela Univaja.

A Embaixada do Brasil no Reino Unido havia entrado em contato com Alessandra Sampaio, esposa de Dom, e com a família do jornalista na Inglaterra. A informação sobre a ligação havia sido confirmada pelo cunhado, Paul Sherwood.

Segundo o The Guardian, nesta terça, o embaixador enviou uma mensagem para se desculpar. “Estamos profundamente sentidos que a Embaixada tenha passado uma informação à família ontem que não se provou correta”, disseram as autoridades.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Nota da família

A família do jornalista inglês Dom Phillips emitiu uma nota após informações desencontradas sobre o paradeiro dele e do indigenista Bruno Pereira. Os dois estão desaparecidos desde o dia 5, quando transitavam pelo Vale do Javari, na Amazônia.

Na última segunda-feira (13), a família de Phillips, que vive no Reino Unido, foi contactada por Roberto Doring, deputado-chefe da missão brasileira na Embaixada em Londres. Eles foram informados sobre dois corpos encontrados na floresta Amazônia, mas que ainda não tinham passado por perícia. A esposa de Dom, Alessandra Sampaio, também foi informada sobre os corpos.

Mais tarde, organizações indígenas e a Polícia Federal desmentiram a informação. “Fomos avisamos por telefone que dois corpos foram encontrados, mas não foram identificados”, detalhou.

“Agora, às 8h30 da manhã no horário do Reino Unido, no dia 14 de junho, não temos atualização sobre essa posição e, para complicar essa situação já angustiante, fomos informados de forma confiável que a Polícia Federal brasileira contradiz esse fato”, afirma a família na nota.

A carta é assinada por Sian Phillips, irmã de Dom, Gareth Phillips, irmão, Paul Sherwood, cunhado, Helen Davies, cunhada, Domonique Davies e Rhiannon Davies, sobrinhos do jornalista.
Pertences dos desaparecidos

No último domingo (12), autoridades encontraram objetos pessoais de Bruno Pereira e Dom Phillips.

Phillips e Pereira estavam desaparecidos desde o dia 5, quando foram vistos pela última vez navegando pela Terra Indígena Vale Javari.

No local, eles conversaram com a esposa de um líder comunitário apelidado de Churrasco. Em seguida, partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que costuma levar duas horas, mas não chegaram ao destino.

Eles viajavam com uma embarcação nova, de 40 cavalos e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem.

A área onde eles desapareceram é alvo constante de conflitos relacionados a tráfico de drogas, roubo de madeira e garimpo ilegal.

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) deu início às buscas no domingo (5), quando os dois não chegaram ao destino final em Atalaia do Norte. No dia seguinte (6), a organização comunicou as autoridades sobre o sumiço.

Ainda segundo a Univaja, tanto Phillips quanto Pereira eram alvos constantes de ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

 

Tags: #Desaparecidos#Indigenistajornalista
Notícia anterior

União Europeia anuncia compra de 110 mil doses da vacina contra varíola dos macacos

Próxima notícia

Organizadores da Parada do Orgulho LGBT+ de SP recebem ameaças de morte

redacao

redacao

Próxima notícia
São Paulo: organizadores da parada gay recebm ameaças de morte

Organizadores da Parada do Orgulho LGBT+ de SP recebem ameaças de morte

MÃE DE JOVEM ENVENADO POR ENTEADA FALA SOBRE O CASO

Mãe de jovem envenenado por madrasta desabafa após laudo que confirma chumbinho

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist