quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Funcionários de Furnas em Campos entram greve por tempo indeterminado

Trabalhadores decidiram aderir ao movimento nacional dos eletricitários para defender o aumento abusivo nos planos de saúde

redacao Por redacao
20/01/2022 - 22:38 - atualizado em 21/01/2022 - 12:50
em Cidade
A A
Funcionários de Furnas em Campos entram greve por tempo indeterminado

(Foto: Divulgação)

Compartilhar:

Funcionários de Furnas Centrais Elétricas do Norte e Noroeste Fluminense entraram greve por tempo indeterminado. Em assembleia realizada pelo sindicato dos trabalhadores industriais de energia elétrica no norte e noroeste fluminense (STIEENNF), os trabalhadores que atuam na Usina e Subestações de Campos dos Goytacazes, Macaé e Rio das Ostras afirmam que decidiram aderir ao movimento nacional dos eletricitários para protestar contra o aumento abusivo nos planos de saúde, além de denunciar coação e assédio no ambiente profissional.

O movimento teve adesão maciça dos trabalhadores, no entanto,  o sindicato salienta que “o movimento é pacífico, feito com responsabilidade e que o fornecimento dos serviços à população será mantido e que todos os serviços emergenciais serão atendidos”.

A principal reinvindicação dos trabalhadores se refere a decisão por parte da diretoria de Furnas em aplicar a mudança da forma de custeio do plano de saúde, que aumenta substancialmente o custeio dos trabalhadores no nos custos de saúde, mesmo antes da decisão do Tribunal Superior do Trabalho, onde a discussão já está sendo travada.

Os Sindicatos e entidades que representam os trabalhadores, possuem liminares que impedem a implantação desse custeio, por isso, exigem que a empresa cumpra a decisão judicial e aguarde o julgamento do tema no TST.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

Os eletricitários denunciam que a queda na qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras de Furnas e todas as outras empresas do grupo Eletrobras é só o primeiro ato, que antecede as demissões.

“A precariedade no ambiente de trabalho refletiu na redução da qualidade do serviço de energia elétrica para a população, que pagará o preço com novos aumentos das tarifas”, destaca release divulgado pelo sindicato.

“E tudo isso com o único objetivo de pagar mais dividendos e enriquecer os acionistas privados, ou seja, com o interesse de transferir renda do trabalhador e da população para os banqueiros e grandes empresários. Nas bases do STIEENNF os cerca de 90 funcionários estão em greve e respeitando todas as exigências legais, mantendo os serviços essenciais para garantir o pleno abastecimento de energia à população”, afirma a entidade.

Decisão do TST

O Ministro do TST, Aloysio Corrêa da Veiga, negou na quarta-feira (19), provimento ao recurso de Furnas no Dissídio de Greve. Ele decidiu pelo indeferimento do pedido de reconsideração apresentado por Furnas que alega abusividade na greve.

Para o Presidente do STIEENNF, Otacílio de Souza Junior, os trabalhadores estão cumprindo todas as exigências da lei de greve e que este movimento só está sendo construído porque não é possível mais tolerar retirada de benefícios essenciais dos trabalhadores, principalmente diante da guerra que estamos enfrentando que é o combate à pandemia. “São 2800 famílias que terão dificuldades em custear um plano de saúde em plena pandemia”, disse.

“É lamentável a tamanha insensibilidade da direção da empresa que mostrou que está a serviço apenas no
aumento do lucro dos acionistas. Furnas viu uma oportunidade de implantar uma maldade dessa durante o recesso judiciário e num período que muitos trabalhadores se encontram de férias, fazendo tudo de forma corrida e de difícil reversão”, explicou o sindicalista.

Entenda o reajuste nos planos de saúde

A diretoria executiva de Furnas pretende implantar uma nova forma de custeio do plano de saúde que aumenta muito os custos, bem no auge da variante ômicron que tem elevado substancialmente os casos de COVID-19 no país e não aguardar o trânsito em julgado no TST.

Neste momento, todas as bases de Furnas em todo o Brasil, Eletrobras Holding e CEPEL estão em greve por tempo indeterminado e as outras empresas já têm previsão para aderir ao movimento já a partir da próxima segunda-feira, dia 24.

A pedido das entidades sindicais, uma reunião entre os Sindicatos e a direção da empresa foi agendada para esta sexta-feira (21), na tentativa de se chegar a um acordo.

Fornecimento de energia

A subestação de Campos possui importância estratégica na transmissão de energia entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, por meio de cinco linhas de 345 kV: três conectadas à subestação de Macaé Merchant, uma à subestação de Viana e outra à subestação de Vitória. Além disso, conta com uma tensão de 138 kV, que liga as subestações de Rocha Leão, Iriri e a Usina Termelétrica de Campos.

A Subestação de Rocha Leão está localizada no município de Rio das Ostras. O empreendimento está inserido no sistema de suprimento de FURNAS em 138 kV. Essas instalações têm grande relevância no fornecimento de energia elétrica para os estados do Rio de Janeiro (principalmente Região dos Lagos, Norte e Noroeste) e do Espírito Santo.

Tags: #Furnas#Greve Geral#Stieennf
Notícia anterior

Justiça condena ex-deputado a 20 anos de prisão por estupro de criança no Pará

Próxima notícia

Amazon pretende lançar loja de moda com provador tech

redacao

redacao

Próxima notícia
Amazon Style, primeira loja de roupas da Amazon, chega nos EUA ainda em 2022 e auxilia clientes através de app e de provador tech

Amazon pretende lançar loja de moda com provador tech

Atriz Elizangela, de 67 anos, está internada com Covid, em estado grave, em Guapimirim, na Baixada Fluminense

Atriz Elizangela é internada em estado grave com sequelas da Covid

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist