quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Rodas de samba retornam ao Rio de Janeiro e especialistas criticam flexibilização

redacao Por redacao
30/05/2021 - 22:16
em Cidade
A A
Especialistas criticam flexibilizações no Rio de Janeiro

Imagens obtidas pela CNN mostram espaços lotados e frequentadores sem máscara; especialistas criticam a flexibilização (Foto: Divulgação)

Compartilhar:

Músicos, sambistas e produtores culturais comemoram a liberação das rodas de samba, autorizada por um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD), após meses de proibição. A medida fazia parte das restrições contra o novo coronavírus. Entre a sexta-feira (28), primeiro dia da liberação, e sábado (29), diversas rodas de samba foram registradas na capital.

A CNN recebeu vídeos dos eventos espalhados pela cidade. Como era de se imaginar, o público estava feliz e comemorava muito o retorno, mas, nas imagens, alguns protocolos sanitários não foram respeitados. Muitos estavam sem máscara e o distanciamento, recomendado pelas autoridades de saúde, também não aconteceu.

O pesquisador da Fiocruz Diego Xavier é um dos que demonstraram preocupação com a flexibilização das rodas de samba. “Se sabemos que o não uso de máscara faz com que a doença se espalhe, dificilmente em uma roda de samba as pessoas vão cantar usando máscara.

Apesar de normalmente as rodas de samba serem em locais abertos, há aglomeração, as pessoas dificilmente usarão máscara o tempo todo. A cidade ainda está em situação de extremo risco. Não há situação de folga suficiente que justifique a retomada dessas atividades”, apontou.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

Infectologista da Academia de Medicina, Celso Ramos enxerga a autorização como uma medida política. “O vírus é transmitido por via aérea e quando você canta, grita, fala alto, além de eliminar pequenas gotículas, você também elimina gotículas de aerossol, que permanecem no ar por mais tempo e podem ser transmitidas por uma distância maior.

Quando você faz uma roda de samba, espera-se que as pessoas cantem, bebam, falem alto. Então eu não consigo entender a medida. Não enxergo nenhuma razão técnica para essa liberação. Apenas razão política, talvez.”

A CNN conversou com Iverson Mendes, presidente da Batucada-RJ, a Associação das Rodas de Samba, Pagode, Choro, Expressões Culturais Afro Tradicionais do Estado do Rio de Janeiro, criada no último dia 6 de março para ajudar profissionais que passam dificuldades financeiras. O músico relatou que são tempos difíceis, de prejuízos incalculáveis e, por isso, nasceu a associação, para ajudar essa parcela da classe artística a se reerguer.

A Batucada também tem o propósito de debater junto às esferas municipal, estadual e federal a inserção deste tipo de manifestação cultural na agenda das políticas públicas do Rio. Mendes defende a criação de um calendário estadual da manifestação artística.

“As rodas de samba, pagode, fazem parte do turismo também. Turistas do Brasil e do mundo estão aqui para apreciar e conhecer. Só na capital são pelo menos 400 rodas de samba, isso sem contar o estado todo”, disse.

Na cidade do Rio de Janeiro, um calendário chegou a ser implantado em outubro de 2019, com mais de 250 grupos envolvidos, responsáveis por mais mil apresentações por ano e o envolvimento de 4 mil músicos. Porém, a chegada da pandemia provocou a interrupção.

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) vê com otimismo o retorno das rodas de samba e também das feijoadas nas quadras das agremiações. Mas ressalta a importância do respeito aos protocolos sanitários, com uso obrigatório de máscara, sem aglomerações e a oferta de álcool em gel em eventos.

“É um prenúncio de que as atividades das escolas de samba vão começar a movimentar os seus componentes e o público. E, se Deus quiser, juntos, progressivamente e com muita responsabilidade, conseguiremos organizar o Carnaval que estamos sonhando há mais de um ano”, disse o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.

As informações são da CNN.

Tags: #aglomeração#Aglomerações#RodaDeSambaFlexibilização
Notícia anterior

Médico brasileiro faz piada misógina com muçulmana e é preso no Egito

Próxima notícia

Neymar cobre símbolo da Nike em uniforme da Seleção após acusações de abuso sexual

redacao

redacao

Próxima notícia
Empresa alega que rompeu contrato com jogador por ele não colaborar em investigação de assédio sexual

Neymar cobre símbolo da Nike em uniforme da Seleção após acusações de abuso sexual

Diante de intensificação da pandemia de Covid-19 no país, confederação busca realizar jogos em outro local

Conmebol suspende Copa América na Argentina e cogita cancelar torneio

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist