quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Quem paga a banda, escolhe a música

Marcos Pedlowski Por Marcos Pedlowski
25/03/2016 - 01:02
em Política
A A
Compartilhar:

 

Empreiteira que entrega dinheiro a político, certamente, espera retorno de favores |

Agora que alguma alma boa dentro da equipe da Lava Jato escancarou para o Brasil inteiro o que já se intuía (que é o fato de que há pouco político brasileiro de fora das benesses das empreiteiras), temos que nos deparar com uma pergunta básica e simples: por que as empreiteiras entregam fortunas para políticos ocupando cargos e para aqueles que desejam o mesmo tipo de assento?

Mais uma vez vale a máxima do “quem paga a banda, escolhe a música”.   O fato é que todo tipo de entrega de recursos, as ditas legais ou não, envolve a expectativa de retorno de favores. É que, convenhamos, não é pela expectativa de fortalecimento do Estado democrático de direito que as empreiteiras e outras corporações financiam campanhas eleitorais, seja no Brasil ou em qualquer outro país.

Mas um detalhe precisa ser enfatizado. Temos sim no Brasil governantes que não aceitam esse tipo de relação pouco republicana com financiadores corporativos de campanhas. Esses políticos corretos são poucos, é verdade, mas existem.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Vejamos, por exemplo, do prefeito de Itaocara (RJ), Gelsimar Gonzaga (PSOL), que recentemente sofreu um processo relâmpago de impeachment por alegadamente sabotar o funcionamento da Câmara de Vereadores. Ora, o que causou a revolta da maioria absoluta da oposição em Itaocara é que Gelsimar não aceitou aumentar o orçamento dos vereadores em detrimento dos interesses da maioria da população.

Em outras palavras, os políticos que não se adequam ao normal, que é usar o poder público para práticas pouco republicanas, são perseguidos e defenestrados. E pior ainda são apresentados como malucos. Enxergar essa realidade que perdura no sistema político será condição objetiva para que saiamos dessa catarse coletiva em que o Brasil está afundado em condições melhores do que entramos.

Agora, um detalhe curioso. Como em tantas situações da vida, quem for pego se explicando além do necessário sobre a presença do seu nome no listão da Odebrecht acabará com o carimbo da culpa na testa. É que explicação demais sem que tenha sido solicitada pega mal, muito mal.

Mas qual é o moral da estória do listão da Odebrecht?  Quem pega dinheiro de empreiteira, não pode ser ingênuo a ponto de não saber que depois de eleito, vai ter que tocar a música que a empreiteira escolher. Fecha o pano!

Tags: 26ª edição da Lava JatoDinheiroempreiteirasPropina
Notícia anterior

A planilha e a inquisição oficial

Próxima notícia

O drama do governador Fernando Pezão

Marcos Pedlowski

Marcos Pedlowski

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos-RJ; Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRJ e PhD em "Environmental Design and Planning" pela Virginia Tech.

Próxima notícia

O drama do governador Fernando Pezão

EUA mata mais um líder do Estado Islâmico

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist