O Ministério Público Estadual (MP-RJ) está enfrentando a máfia dos reboques em quatro municípios.
Na quinta-feira (11), juntamente com agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a promotoria deflagrou a Operação Top UP nas cidades de Cabo Frio, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, todas no interior do Estado do Rio.
Foram cumpridos mandados de prisão, além de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento no esquema fraudulento para apreensão e guarda de veículos.
“Durante as diligência, foram presas 13 pessoas, dentre elas sete policiais militares. Outras três pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma e uma por peculato. As diligências também resultaram na apreensão de quatro armas e variadas munições, além de R$ 115 mil em espécie, quatro carros, computadores e outros dispositivos eletrônicos,” informou MP, por meio da assessoria.
ENTENDA O ESQUEMA
As investigações apontam a existência de uma organização criminosa envolvendo empresários nesse ramo de atividade, Policiais Civis e Militares.
O grupo atuava na realização de blitzes visando a apreensão da maior quantidade de veículos possíveis. Os carros eram levados para depósitos particulares de Casimiro de Abreu e Cabo Frio, gerando cobrança de diárias aos proprietários.
O MP denuncia a prática de corrupção ativa, passiva e peculato.
Em Cabo Frio, agentes do Gaeco prenderam o policial civil Celso Alves. Ele seria o responsável por comandar o esquema de troca de peças de veículos apreendidos na delegacia de Casimiro de Abreu.
Nesta cidade também foi preso Washington Magalhães, o “Pimpolho”, dono do depósito WO Magalhães.
Em Rio das Ostras, os mandados de prisão foram executados contra nove policiais militares lotados no 32º BPM.








