quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

OMPETRO | Prefeitos em marcha para Brasília

redacao Por redacao
16/05/2018 - 20:14 - atualizado em 16/06/2020 - 19:18
em Economia
A A
Foto: Adilson dos Santos | Quissamã-RJ

Foto: Adilson dos Santos | Quissamã-RJ

Compartilhar:

Municípios da zona produtora de petróleo da Bacia de Campos pretendem enfrentar ameaça de redistribuição de royalties;

Reunidos na cidade de Quissamã, Norte do Estado do Rio, nesta quarta-feira (16), prefeitos de 9 cidades decidiram levar a discussão da redistribuição de royalties do petróleo para a pauta da XXI Marcha em Defesa dos Municípios, que acontecerá em Brasília na próxima semana. O objetivo é chamar atenção para os prejuízos que a medida poderá provocar nas cidades da Zona Produtora de Bacia de Campos, além de agravar a crise financeira do Estado.

O encontro foi parte de uma Assembleia Geral Extraordinária da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás (Ompetro).  Anfitriã do encontro, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, alertou para a importância da unificação do discurso dos municípios da região sobre o tema, que já teve aprovação do Congresso, mas que aguarda o julgamento de Ação Direita de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Temos que agir em bloco, pois há pressão de entidades, como a Confederação Nacional dos Municípios, que promove a Marcha, para que o Supremo Tribunal Federal se posicione sobre a questão”, ponderou. As mudanças nas atuais regras foram aprovadas pelo Congresso Nacional há seis anos, mas suspensas por decisão da atual presidente do STF, Cármen Lúcia, em 2013, à época relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo Estado do Rio de Janeiro.

O Prefeito de Campos e presidente eleito da Ompetro, Rafael Diniz também defende o fortalecimento Ompetro. “É importante a gente se colocar contra a redistribuição dos royalties, entendendo que se já vivemos uma dificuldade financeira imensa com a queda dos repasses, não podemos admitir esse novo modelo. Estaremos em Brasília lutando pelos nossos direitos”, destacou.

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

Também participaram do encontro a prefeita de Carapebus, Christiane Cordeiro; os prefeitos de Casimiro de Abreu, Paulo Dames; Rio das Ostras, Carlos Afonso;  Arraial do Cabo, Renatinho Vianna; o vice-prefeito de Búzios, Henrique Gomes; o presidente da Câmara Municipal de São João da Barra, Aluizio Siqueira; e o assessor da secretaria de Fazenda de Niterói Fábio Sabença.

A pauta da Assembleia envolveu ainda questões administrativas e a participação da Organização em assuntos regionais como a situação da BR 101, especialmente em relação à segurança e no acompanhamento do cronograma da duplicação da rodovia, administrada pela concessionária Autopista Fluminense.

*Agência VIU!

Tags: #RedistribuiçãoCriseOmpetroPetróleoRoyalties
Notícia anterior

Ex-presidente da Vale é vítima de estelionato

Próxima notícia

TJ-RJ anula eleição para presidência do Salgueiro

redacao

redacao

Próxima notícia
Foto: Revista do Carnaval

TJ-RJ anula eleição para presidência do Salgueiro

Foto: Ilustração

Taxa Selic fica em 6,5% ao ano

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist