quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

TSE manda retirar do ar propaganda de Lula sobre Flávio Bolsonaro

Decisão liminar aponta possível distorção de informações jurídicas e proíbe nova divulgação da peça eleitoral.

redacao Por redacao
31/08/2026 - 16:26
em Política
A A
TSE determina retirada de propaganda da campanha de Lula contra Flávio Bolsonaro após considerar que conteúdo poderia induzir eleitores ao erro.

Imagem: Reprodução/ Joao Aurelio/NurPhoto via Getty Images/Fabio Teixeira/Anadolu via Getty Images/ Via RT

Compartilhar:

Uma peça da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na mira da Justiça Eleitoral após questionamentos sobre a forma como apresentou acusações envolvendo Flávio Bolsonaro (PL).

Neste domingo (30), a ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a suspensão imediata do material.

A decisão foi tomada após uma representação apresentada pela campanha de Flávio. O vídeo havia sido exibido no horário eleitoral de sábado (29) e também divulgado nas redes sociais de Lula.

A propaganda simulava um “currículo” do candidato do PL e reunia referências a episódios envolvendo sua trajetória política. Entre as expressões utilizadas estavam “funcionário fantasma”, “lavagem de dinheiro e organização criminosa”, além de menções a Adriano da Nóbrega e ao Banco Master.

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Na avaliação da ministra, parte do conteúdo ultrapassou os limites admitidos para críticas políticas durante uma disputa eleitoral.

Um dos principais questionamentos foi a maneira como a propaganda apresentou a situação jurídica de Flávio Bolsonaro. Segundo Estela Aranha, o vídeo dava a entender que ele estaria atualmente denunciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa, o que não corresponderia ao estágio atual dos processos relacionados ao candidato.

A decisão também apontou problemas na associação entre Flávio e organizações criminosas. Para a magistrada, uma ligação dessa natureza exige base jurídica ou investigativa suficiente para ser apresentada ao eleitor daquela forma.

O TSE já havia analisado situação semelhante anteriormente. Em junho, a própria ministra determinou a retirada de conteúdos que relacionavam Flávio Bolsonaro ao crime organizado sem elementos considerados suficientes para sustentar a afirmação.

Com a nova liminar, a campanha de Lula não poderá voltar a divulgar a propaganda suspensa enquanto a decisão estiver em vigor. As emissoras responsáveis pelo horário eleitoral também deverão interromper a exibição do material.

A medida ainda é provisória. O mérito da representação deverá ser analisado posteriormente pelo Tribunal Superior Eleitoral, que poderá manter, alterar ou revogar a decisão.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #CampanhaEleitoral#Eleições2026#FlávioBolsonaro#JustiçaEleitoral#PL#PolíticaNacional#PropagandaEleitoralBrasilLulaNotíciasPolíticaptTSE
Notícia anterior

Carapebus transforma memória de Tuani em proteção para outras mulheres

Próxima notícia

Procuradoria Eleitoral pede indeferimento da candidatura de Francimara Azeredo à Alerj

redacao

redacao

Próxima notícia
Procuradoria Eleitoral pede indeferimento da candidatura de Francimara Azeredo à Alerj

Procuradoria Eleitoral pede indeferimento da candidatura de Francimara Azeredo à Alerj

Campanha de Renan Santos vai recorrer nesta segunda-feira (31) contra decisão de Dias Toffoli que restringiu propaganda eleitoral e suspendeu recursos.

Renan Santos recorrerá contra restrição do TSE à propaganda eleitoral

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist