O tempo começa a dar sinais de estabilização neste sábado (8) após a passagem do ciclone-bomba que provocou chuva intensa, granizo e ventos fortes em diversas localidades do Sul do Brasil.
Embora o sistema esteja perdendo força e se afastando da costa, os efeitos da circulação atmosférica associada ao fenômeno ainda devem ser sentidos, principalmente em áreas litorâneas entre as regiões Sul e Sudeste.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade diminui gradualmente no Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná, entretanto, continuam sob condições favoráveis à formação de temporais neste sábado, com possibilidade de chuva intensa e queda de granizo em algumas áreas.
O afastamento do centro do ciclone não significa o fim imediato dos ventos fortes. A circulação atmosférica provocada pelo sistema ainda pode gerar rajadas significativas no litoral de São Paulo, na Serra do Mar, no Vale do Paraíba, na Costa Verde e no sul do estado do Rio de Janeiro.
Nessas regiões, as rajadas podem atingir velocidades entre 90 km/h e 110 km/h. Na cidade do Rio de Janeiro, os ventos podem chegar a aproximadamente 90 km/h, enquanto em São Paulo as rajadas podem alcançar cerca de 80 km/h.
Diferença de pressão mantém ventania
A permanência dos ventos intensos está relacionada ao contraste entre áreas de alta e baixa pressão atmosférica. A circulação do sistema ciclônico interage com uma massa de ar quente que ainda atua sobre parte do Sudeste, mantendo o deslocamento acelerado do ar.
Esse cenário favorece a ocorrência de rajadas principalmente em áreas próximas ao litoral e em regiões serranas, onde o relevo também pode contribuir para a intensificação dos ventos.
Mesmo com a melhora gradual das condições, a população deve permanecer atenta aos avisos meteorológicos, especialmente em locais que ainda estejam sob alerta para temporais ou ventania.
Massa de ar frio deve derrubar temperaturas
Depois da passagem do ciclone, uma massa de ar frio deve avançar pelo território brasileiro. A mudança será percebida inicialmente com maior intensidade na Região Sul, a partir deste domingo (9).
Na sequência, o ar frio deve avançar em direção ao Centro-Oeste e ao Sudeste, provocando queda nas temperaturas e modificando as condições do tempo em diferentes estados.
A chegada da massa de ar frio deve representar uma mudança significativa em relação ao período de temperaturas mais elevadas registrado anteriormente em parte do país.
População deve manter cuidados
Apesar do enfraquecimento do ciclone, os ventos ainda podem provocar queda de árvores e galhos, danos em estruturas, interrupções no fornecimento de energia elétrica e dificuldades para a navegação.
A recomendação é evitar permanecer próximo a árvores, postes, placas, estruturas metálicas e outros objetos que possam ser derrubados pelas rajadas. Motoristas e pedestres também devem redobrar a atenção durante períodos de vento intenso.
Moradores de áreas litorâneas e serranas devem acompanhar os comunicados da Defesa Civil e as atualizações dos órgãos de meteorologia até que as condições atmosféricas estejam completamente estabilizadas.
*Da Agência Fonte Exclusiva.








