quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Reforma agrária avança no Norte e Noroeste Fluminense e deve beneficiar centenas de famílias

Governo federal inicia regularização fundiária e desapropriação de grandes propriedades em Campos dos Goytacazes e Itaperuna para fortalecer a agricultura familiar.

redacao Por redacao
08/05/2026 - 19:48
em D+News
A A
Compartilhar:

O avanço da reforma agrária no interior do estado do Rio de Janeiro ganhou novos capítulos no Norte e Noroeste Fluminense. O governo federal iniciou o processo de regularização fundiária e desapropriação de grandes propriedades rurais para ampliar o assentamento de famílias trabalhadoras em diferentes regiões do estado.

Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, duas fazendas ligadas ao Grupo Othon, que possui dívidas milionárias com a União, estão entre as primeiras áreas destinadas ao programa. Outras propriedades também estão sendo analisadas para desapropriação, incluindo fazendas associadas à antiga Usina Sapucaia.

A proposta faz parte de uma política voltada à redistribuição de terras consideradas improdutivas ou com pendências fiscais, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e ampliar o acesso à produção rural.

Na primeira etapa, cerca de 150 famílias começaram a ser assentadas em Campos. A previsão é que aproximadamente 376 trabalhadores rurais sejam beneficiados na região.

Leia Também

STF pode reabrir disputa pelo governo do Rio e levar eleição ao segundo turno

Fiocruz encontra cocaína em 59 de 60 amostras de água de rios do Rio de Janeiro

Além da posse da terra, os assentados passam a ter acesso a programas públicos de incentivo à agricultura familiar, crédito rural e políticas de apoio à produção agrícola.

Segundo o deputado federal Lindbergh Farias, a medida representa um marco histórico para a região e para trabalhadores que aguardavam há décadas por regularização fundiária.

Durante entrevista, o parlamentar afirmou que o processo também busca enfrentar desigualdades históricas no campo e incentivar a produção de alimentos por pequenos agricultores.

No município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, famílias que aguardavam há mais de 20 anos receberam documentos de concessão de uso das terras no assentamento Nova Esperança do Aré. Ao todo, 128 famílias foram contempladas.

Com a regularização, os moradores passam a contar com maior segurança jurídica e acesso facilitado a financiamentos, programas de incentivo agrícola e crédito para ampliar a produção.

O governo federal também prevê a liberação de recursos iniciais para estimular o desenvolvimento das áreas assentadas e fortalecer a produção de alimentos na região.

Apesar dos avanços, a política de reforma agrária continua gerando debates sobre impactos econômicos, segurança jurídica e produtividade no campo. Defensores da medida afirmam que a iniciativa combate desigualdades sociais e amplia oportunidades para pequenos produtores rurais. Já críticos apontam preocupações relacionadas à insegurança para proprietários e possíveis reflexos econômicos no setor agropecuário.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #AgriculturaFamiliar#Assentamentos#CamposDosGoytacazes#Itaperuna#NoroesteFluminense#NorteFluminense#ProduçãoRural#ReformaAgrária#RegularizaçãoFundiária#RiodeJaneiro
Notícia anterior

Renda das famílias brasileiras bate recorde histórico em 2025, aponta IBGE

Próxima notícia

Morre aos 80 anos o economista Chico Lopes, ex-presidente interino do Banco Central

redacao

redacao

Próxima notícia
O economista Chico Lopes, ex-presidente interino do Banco Central, morreu aos 80 anos no Rio de Janeiro. Ele teve papel importante na política monetária e no combate à inflação no Brasil.

Morre aos 80 anos o economista Chico Lopes, ex-presidente interino do Banco Central

Caso registrado em escola de Belford Roxo mobilizou bombeiros, Samu e equipes antibomba nesta sexta-feira.

Explosão em escola de Belford Roxo deixa oito adolescentes feridos

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist