A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades celebra 45 anos de trajetória com uma programação especial no Rio de Janeiro, reunindo teatro, música e manifestações populares. As atividades têm início no Dia de São Jorge, com eventos gratuitos na região da Gamboa, área conhecida como Pequena África.
A abertura acontece no dia 23 de abril, às 16h, com um cortejo que parte do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira até a Praça da Harmonia. No local, o público poderá assistir ao espetáculo “Saga de Jorge”, que mistura teatro de rua, música e elementos das tradições populares brasileiras.
A celebração continua no dia 25 de abril, com nova apresentação gratuita da peça no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, nos jardins do Palácio do Catete. O encerramento da programação acontece no dia 26, com o “Baile de São Jorge”, evento pago realizado na Casa de Mystérios, com apresentação da Orquestra Uirapuru e participação da DJ Tata Ogan.
Fundada em 1981, em São Paulo, a companhia construiu sua identidade no teatro de rua, inspirada na musicalidade, no gestual e na estética dos artistas populares. Ao longo de sua história, o grupo conquistou reconhecimento nacional, incluindo o Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que vem da Gente”.
O espetáculo “Saga de Jorge” é baseado na tradição alagoana do “Guerreiro”, uma variação da Folia de Reis. A montagem apresenta dançadores e cantores em figurinos coloridos, recriando, em forma de folguedo, a história do santo guerreiro que enfrenta forças do mal. A figura de São Jorge, presente tanto na tradição católica quanto nas religiões de matriz africana, é retratada como símbolo de fé e resistência cultural.
Com textos de Ligia Veiga e Bado Todão, a peça adota a linguagem do cordel, com narrativa cantada e ritmada. A trilha sonora reúne composições de artistas como Zeca Baleiro e Moacyr Luz, além de Lelena Anhaia e Emerson Boy. A montagem também incorpora técnicas circenses, como o uso de pernas de pau, e danças populares, reforçando o caráter lúdico e itinerante da apresentação.
Criada em 1995 com apoio do Prêmio Flávio Rangel, a peça já percorreu diversas cidades brasileiras e festivais internacionais, consolidando-se como um dos trabalhos mais emblemáticos da companhia.
Além dos espetáculos, a programação inclui a oficina “Danças nas Alturas”, realizada na Casa de Mystérios. A atividade oferece formação em técnicas de perna de pau, com turmas para iniciantes e participantes mais experientes. As vagas são limitadas.
SERVIÇO
Comemoração dos 45 anos da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades
Direção artística: Ligia Veiga
23/4 – quinta-feira (gratuito)
16h – Cortejo com saída do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira e apresentação da “Saga de Jorge” na Praça da Harmonia – Gamboa
25/4 – sábado (gratuito)
11h – “Saga de Jorge” no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Rua do Catete, 179 – Flamengo
26/4 – domingo
18h às 23h59 – “Baile de São Jorge” na Casa de Mystérios – Gamboa
Ingressos: R$ 50 (na bilheteria) e R$ 45 (antecipado)








