A plataforma X, comandada por Elon Musk, voltou a enfrentar pressões internacionais após ser multada pela Comissão Europeia. O bloco anunciou nesta sexta-feira uma penalidade de 120 milhões de euros (cerca de R$ 747,6 milhões) por descumprimento das diretrizes da Lei de Serviços Digitais (DSA), marcando a primeira sanção aplicada com base no novo marco regulatório.
A decisão veio após quase dois anos de apuração conduzida por Bruxelas. O relatório final concluiu que o X adotou práticas classificadas como enganosas para o selo azul de verificação, não forneceu transparência adequada sobre seu repositório de anúncios e impediu o acesso de pesquisadores a informações públicas — pontos considerados violações diretas das obrigações impostas pela DSA.
Henna Virkkunen, comissária europeia de Tecnologia, afirmou que o valor da multa reflete a gravidade dos descumprimentos e rebateu críticas de que a legislação serviria para limitar a liberdade de expressão. Segundo ela, o objetivo do bloco é fortalecer a segurança digital e garantir o cumprimento de regras aplicadas a todas as grandes plataformas.
The European Commission’s $140 million fine isn’t just an attack on @X, it’s an attack on all American tech platforms and the American people by foreign governments.
The days of censoring Americans online are over.
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) December 5, 2025
A medida desencadeou forte reação nos Estados Unidos. Entre elas, a do secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, que criticou a decisão da União Europeia em postagem no próprio X. Ele classificou a penalidade como “um ataque de governos estrangeiros aos recursos digitais dos EUA e ao povo americano”, afirmando que “os dias de censura aos americanos online acabaram”.
*Da Agência Fonte Exclusiva








