A reunião entre o Brasil e os Estados Unidos para discutir o tarifaço imposto a produtos brasileiros acontece nesta quinta-feira (16), em Washington. O encontro foi confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contará com a presença do chanceler Mauro Vieira e do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Durante evento em comemoração ao Dia do Professor, no Rio de Janeiro, Lula comentou sobre a conversa telefônica que teve recentemente com Donald Trump e afirmou ter sugerido uma negociação “sem liturgia”.
“Ele me ligou e eu falei: presidente, eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Estou fazendo 80 anos hoje, você vai fazer 80 no dia 14 de julho. Significa que eu sou oito meses mais velho que você. Então vamos nos tratar de você, sem liturgia. E aí comecei a falar o que eu achava que deveria ter falado. Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, disse Lula em tom bem-humorado.
A reunião foi acordada diretamente entre os dois presidentes e será conduzida pelos representantes diplomáticos de cada país. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Brasil apresentará argumentos econômicos sólidos para reverter a tarifa adicional de 40%, que incide sobre produtos como café, frutas e carnes desde 6 de agosto.
Haddad afirmou que a medida norte-americana não apenas prejudica exportadores brasileiros, mas também encarece o custo de vida nos Estados Unidos. “Eles têm superávit comercial conosco, e mesmo assim aplicaram a tarifa. Vamos demonstrar que a decisão não é boa nem para eles”, disse o ministro.
*Da Agência Fonte Exclusiva.








