Em declarações à rede norte-americana PBS durante sua participação na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas ao seu homólogo americano, Donald Trump.
Lula afirmou que Trump “optou por ter uma relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e não com o povo brasileiro”, justificando a falta de um diálogo direto entre os dois chefes de Estado.
O presidente brasileiro também se referiu às tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre as exportações brasileiras, revelando que todas as tentativas de negociação de seu governo foram respondidas com a alegação de que a medida é uma “questão política, não comercial”.
Lula relacionou a taxação ao processo judicial que condenou Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, que definiu como “democrático e elogiado em todo o mundo”.
A entrevista ocorre em um momento de forte tensão diplomática entre os dois países, marcado também pela aplicação de sanções dos EUA a autoridades brasileiras, como o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Da Agência Fonte Exclusiva.








