quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

PF prende seis suspeitos em 2ª fase da Operação Farra Brasil 14 contra fraudes no CAIXA TEM

Grupo criminoso teria cooptado funcionários da Caixa e de lotéricas para desviar recursos de programas sociais.

redacao Por redacao
20/09/2025 - 10:49
em Brasil, D+News
A A
Compartilhar:

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (19) a segunda fase da Operação Farra Brasil 14, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes realizadas por meio do aplicativo Caixa Tem. O esquema envolvia valores oriundos de programas sociais do Governo Federal, além do FGTS e do Seguro Desemprego de trabalhadores.

A operação contou com apoio da Corregedoria da Caixa Econômica Federal e da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude, também vinculada à instituição. Policiais federais cumpriram seis mandados de prisão preventiva contra integrantes do grupo nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.

As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Niterói, revelaram que a organização criminosa cooptava funcionários da Caixa e de casas lotéricas. Mediante pagamento de propina, os servidores permitiam o acesso indevido a contas sociais de terceiros no aplicativo. Um dos funcionários chegou a receber mais de R$ 300 mil em transferências do grupo.

As principais vítimas eram beneficiários de programas sociais, mas o golpe também atingiu saques do FGTS e do Seguro Desemprego. Segundo a Coordenação de Repressão a Fraudes Bancárias Eletrônicas da PF, já foram registrados cerca de 749 mil processos de contestação desde o lançamento do Caixa Tem, em abril de 2020. A Caixa informou que já ressarciu mais de R$ 2 bilhões.

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

Na primeira fase da operação, em abril deste ano, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e impostas medidas cautelares contra 16 investigados. As provas coletadas confirmaram a continuidade dos crimes, o que levou à expedição dos novos mandados de prisão.

Os investigados respondem por organização criminosa, furto qualificado, corrupção ativa, corrupção passiva e inserção de dados falsos em sistemas de informação.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #CaixaTem#CrimesCibernéticos#FarraBrasil14#PolíciaFederal#SeguroDesempregoCorrupçãoFGTSFraude
Notícia anterior

Deputados pedem desculpas após aprovação da PEC da Blindagem

Próxima notícia

Ucrânia Sofre Novo Ataque Russo com Mais de 600 Drones e Mísseis

redacao

redacao

Próxima notícia
A Rússia lançou mais de 600 drones e mísseis contra nove regiões da Ucrânia neste sábado (20). Ao menos três pessoas morreram e 26 ficaram feridas em Dnipropetrovsk.

Ucrânia Sofre Novo Ataque Russo com Mais de 600 Drones e Mísseis

O assassinato do influenciador conservador Charlie Kirk reacende o temor de uma nova era de violência política nos EUA. Especialistas analisam as causas, da polarização nas redes ao acesso a armas, e por que o clima atual pode ser ainda mais perigoso que no passado.

Assassinato de Charlie Kirk acende alerta para espiral de violência política nos EUA

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist