O mundo está em permanente mudança e, em alguma medida, a evolução das tecnologias a par com as dificuldades do mercado laboral no Brasil têm motivado muitas pessoas a iniciar negócios por conta própria no meio digital. Essa realidade tem feito com que cada vez mais brasileiros apresentem uma ação empreendedora e se lancem na criação de empresas online.
O final do século XX e o começo do século XXI foram fortemente marcados pelas mudanças sociais, culturais e laborais promovidas pela rápida evolução das novas tecnologias e pelo potencial oferecido pelo mundo online.
O empreendedorismo digital tornou-se uma realidade a nível internacional, havendo cada vez mais pessoas a criar sites na internet e a lançar-se na aventura do e-commerce.
O aumento no número de lojas online no Brasil, em 2018, é bem representativo da forma como o empreendedorismo nacional está aumentando. O número de espaços de e-commerce aumentou, nesse ano, em 23%.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) analisou os dados relativos a 2018 para compreender se este crescimento correspondia a uma efetiva taxa de sucesso entre as novas empresas digitais. Os resultados apresentados por esta entidade, no entanto, estão desmotivando muitas pessoas, já que revelam que cerca de 60% das lojas online não conseguem subsistir por mais de 12 meses e que apenas 20% entre estas consegue superar os 18 meses de atividade.
Não é difícil compreender que a própria criação de novas empresas cria um cenário de saturação de mercado bem difícil de contornar e que gera uma concorrência intensa, que motiva, por seu lado, esse insucesso.
Ainda assim, interessa compreender como os empreendedores brasileiros podem conquistar o sucesso no mercado digital, através de estratégias específicas e de uma informação vasta, cuidada e que abranja os vários níveis de gestão desse tipo de atividade.
Conheça melhor as formas como um empreendedor pode conquistar o sucesso no mercado online do século XXI, com a sua loja online.
Três coisas que você precisa saber sobre o empreendedorismo no Brasil e os seus resultados efetivos:
1. O sucesso e a identidade de uma empresa
As lógicas do mercado atual são, como você poderá perceber facilmente com um olhar sobre os dados da SEBRAE, bem complexas. Isso significa que, para superá-las, antes de tudo o resto, você irá precisar de criar uma empresa sólida, apostando fortemente na identidade da sua marca.
Há vários aspetos relacionados com a criação da marca que fazem parte da sua identidade. Elementos como o seu nome ou o slogan são bons exemplos, existindo ainda os elementos da identidade visual que, embora se liguem ao mundo do web design têm, também, um importante papel na apresentação do seu negócio.
Estes aspetos foram, noutros tempos, bem difíceis e dispendiosos de criar mas, hoje, graças aos geradores online, torna-se mais simples garantir que constrói uma marca à sua medida e indicada para o sucesso.
Aproveite as ferramentas que estão à sua disposição e garanta que dedica o tempo necessário na construção de uma marca de sucesso, capaz de chegar ao público e de cativar a sua atenção.
2. Gerir a marca de forma empreendedora e informada
Falar em gestão é, na verdade, falar de muitas coisas distintas. Implica, por exemplo, que se fale da gestão logística e da gestão comunicacional da sua marca.
Os variados aspectos da gestão da marca são fundamentais para que as novas empresas consigam permear o mercado atual e atingir o público, obtendo clientes efetivos, que garantam a sustentabilidade de sua atividade.
Para gerir bem uma marca, é importante que o empreendedor conheça a terminologia do mercado e as formas de trabalho disponíveis. Algumas, como o dropshipping, podem ser muito úteis para aproveitar apoio especializado na área da gestão logística, por exemplo. Isto ajuda a garantir que o empreendedor tem o tempo e a disponibilidade para promover a marca da forma mais correta, libertando-se ainda de obrigações como a gestão e o armazenamento de stocks e melhorando a gestão do tempo.
Dependendo do método de trabalho escolhido, isto poderá também ter um impacto ao nível do investimento inicial, aliviando as obrigações imediatas na abertura de uma loja online.
3. Analisar as estatísticas efetivas para gerir alterações
Conhecer o público-alvo e o consumidor efetivo da sua loja online é muito importante e, de facto, as estatísticas e a análise da interação entre o cliente e a loja são fundamentais para este efeito.
Torna-se muito mais simples saber, na sua loja online, o que funciona ou o que você precisa de mudar, se tiver acesso às pesquisas e aos cliques dos consumidores. Com base nessas estatísticas pode garantir que melhora o que precisa de ser melhorado e investe no que funciona melhor no seu site.
Acompanhar e analisar as estatísticas é, assim, também fundamental para o sucesso do empreendedor.