Candidato à Prefeitura de Campos (RJ), o médico Bruno Calil (SD), até março deste ano, reproduzia textos em sua página do Facebook acusando a mídia de promover pânico com noticiários sobre o novo coronavírus. Ele não acreditava na letalidade do vírus.
Um desses textos, em tom relativista, dizia que outras doenças matavam mais do que a Covid-19. No dia 23 de março, às 17h13min, ele compartilhou uma postagem com esta narrativa, conforme ilustra link abaixo.
Gepostet von Bruno Rios Calil am Dienstag, 24. März 2020
*Fonte: Facebook
O conteúdo compartilhado por Calil é intitulado “Mentiram para você sobre o coronavírus”. A autoria é do médico João Victor Lesqueves.
O mesmo texto ataca o médico Drauzio Varella, citado como “queridinho da Globo”.
Seis meses depois da reprodução do texto por doutor Calil, o Brasil já registra 143.886 mortes de pacientes por Covid-19.
Só na cidade em que ele quer ser prefeito, são 6.091 pessoas infectadas e 378 mortes, entre eles dois deputados: Gil Vianna (PSL) e João Peixoto (DC).

Calil diz ter fórmulas para enfrentar os problemas na saúde local e uma de suas peças publicitárias sugere: “chame o doutor”.
Diante do pensamento que comungava em março deste ano, se fosse chamado na ocasião para controlar a pandemia, o coronavírus estaria fazendo a festa na república do chuvisco.
Em política o médico é marinheiro de primeira viagem. Segundo pesquisa do Real Time Big Data divulgada pela TV Record, ele tem apenas 2% das intenções de votos.