Arte e educação são dois elementos fundamentais da experiência humana. “Conselho de Classe” de Jô Bilac, o premiado espetáculo realista que reflete sobre a crise da educação brasileira ganha adaptação virtual a partir de 23 de julho com sessões de sexta a domingo, às 20h.
O espetáculo será exibido no canal do Festival Niterói Em Cena, no Youtube, com possibilidade de contribuição voluntária.
A direção de Fábio Fortes situa a história no contexto da pandemia com aulas e reuniões em formato online.
“Eu e os atores adaptamos a peça para o ambiente virtual, levando em conta os novos desafios enfrentados pelos professores e alunos durante a pandemia, com aulas virtuais e o uso da tecnologia. Não foi nada fácil dar vida a personagens tão complexas através das telas de computador, mas temos que trabalhar para encontrar novas formas de teatro neste momento tão difícil”, explica.
“Eu e todo o elenco somos professores, além de atores, e queremos refletir como a educação no nosso tempo está ultrapassa. Com a montagem do espetáculo, nós conseguimos tirar essa discussão do âmbito escolar e passar para o social na luta pela melhoria da educação” frisa Fábio.
SINOPSE
A trama acompanha uma reunião de conselho escolar, em uma escola pública carioca, depois de uma diretora ser agredida por alunos e entrar em licença médica.
A briga é tema de reunião virtual com as professoras Célia, de Matemática (Jaqueline Lobo), Edilamar, de Educação Física (Vivian Sobrino), Mabel, de Artes (Dárdana Rangel) e Paloma, de Biblioteca (Carmen Frenzel) e o novo diretor, João Rodrigo (Fábio Henriquez).
Quando era permitida a presença de estudantes, Jô Bilac conta que sempre gostou de participar de conselhos de classe para entender os mecanismos de poder dentro das escolas.
“Com essa peça, eu comecei a fazer teatro político mais diretamente ao falar das condições de alunos e professores em um país desequilibrado. Queria refletir sobre essa instituição que ensina o verbo “To Be” mas não ensina os direitos e deveres de um deputado estadual, um senador, os limites de poder de um presidente, por exemplo. E o que faz esse lugar ainda ser tão conservador?” reflete.
O espetáculo estreou em 2013 com a Cia de Atores na época com atores interpretando as professoras num interessante jogo cênico, ganhou diversos prêmios de teatro e inúmeras montagens ao longo dos anos. O texto também inspirou a criação da série “Segunda Chamada” exibida pela TV Globo que vai lançar sua segunda temporada.
Aos 36 anos, o dramaturgo e roteirista carioca já ganhou montagens de suas peças em Bogotá, Nova Iorque, Suécia, Itália, Londres e seus livros já foram adotados por escolas e universidades como a UNIRIO e USP. Entre suas dramaturgias de destaque estão “Os Mamutes”, “Beije minha Lápide”, “Cachorro”, “Rebu”, “Insetos” entre outras. Como autor ganhou os prêmios Shell, APCA, APRT, Cesgranrio e Aplauso Brasil.
Também participou do Salão do Livro em Paris, França; Feira do Livro em Frankfurt, Alemanha; Feira do Livro em Gotemburgo, Suécia; Festival Ibero-Americano em Bogotá, Colômbia; e Literatura e Arte de Bolonha, Itália.
Diretor do espetáculo, Fábio Fortes é criador e diretor do Festival Niterói em Cena realizado há 13 anos em Niterói com atrações plurais que traça um panorama do teatro contemporâneo.
Formado pela UNIRIO, dirigiu os espetáculos “Terror e Miséria no Terceiro Reich” de Bertolt Brecht e “O Quintal de Manoel”, infantil inspirado em poemas de Manoel de Barros, além de ter produzido e atuado no espetáculo infantil “Uma Rapunzel no meio da Rua” de Carlos Fracho e Simone Bibian. “Conselho de Classe” é a sua primeira direção virtual.
FICHA TÉCNICA
Texto: Jô Bilac
Direção e adaptação: Fabio Fortes
Participação Especial (voz em off): Teuda Bara
Elenco e adaptação: Carmen Frenzel, Dárdana Rangel, Fábio Enriquez, Jacqueline Lobo e Vivian Sobrino.
Direção de Arte: Renata Egger
Iluminação: Bruno Henrique Caverninha
Programação Visual: Marcos Ácher
Edição Audiovisual: Tairone Vale.
Produção Executiva e Operação da Plataforma Digital: Rodrigo Sundin
Produção Executiva: Moreno Almeida
Assistente de Produção: Anna Clara Almeida
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Direção de Produção: Fabio Fortes
Produção: F2 Produções Artísticas