quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Por que a China está construindo buraco de 11 km de profundidade

Poço vai atravessar mais de 10 estratos geológicos e vai atingir camadas que remontam ao Período Cretáceo do planeta, entre 145 e 66 milhões de anos atrás

redacao Por redacao
06/06/2023 - 18:42
em Tecnologia
A A
CHINA CAVA BURACO DE 10 KM DE PROFUNDIDADE

O poço de petróleo de Tarim, também no deserto de Taklamakan, tem mais de 9 quilômetros de profundidade — Foto: GETTY IMAGES via BBC

Compartilhar:

A China começou a cavar um enorme buraco, que terá mais de 11,1 quilômetros de profundidade.

O trabalho de perfuração começou na semana passada em Taklamakan, o segundo maior deserto de dunas do mundo, localizado na região autônoma uigur de Xinjiang, no noroeste do país.

O poço vai atravessar mais de 10 estratos geológicos e vai atingir camadas que remontam ao Período Cretáceo do planeta, entre 145 e 66 milhões de anos atrás, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O projeto tem duração prevista de 457 dias, nos quais vão ser operadas mais de 2.000 toneladas em equipamentos e máquinas.
Os responsáveis ​​pelo maior projeto de perfuração da história do país asiático afirmam que o poço tem dois objetivos: científico e econômico.

Leia Também

Pediatras alertam para riscos de brinquedos com inteligência artificial para crianças

Falha de IA apaga temporada inteira de reality show na Suécia

Iniciativa ambiciosa

Trata-se do maior projeto de escavação da China, que pela primeira vez vai romper a barreira de 10 quilômetros em um poço.

O buraco que a China está perfurando não será, no entanto, o mais profundo feito pelo ser humano.

Esse recorde ainda é do poço de perfuração superprofundo Kola, na Rússia, cuja escavação durou quase duas décadas até atingir 12,2 quilômetros em 1989.

A iniciativa da China acontece num momento em que o país está dando passos importantes na sua consolidação como potência tecnológica e científica mundial.

Curiosamente, no mesmo dia em que começaram os trabalhos de perfuração do novo poço, Pequim enviou três astronautas à sua estação espacial como parte do projeto de pisar na Lua até 2030.

Mas por que fazer um buraco com uma profundidade maior do que a altura do Everest e próximo à altitude máxima de um voo comercial?

‘Dois propósitos’

O deserto de Taklamakan tem 337.000 km², área maior que o território do Equador — Foto: GETTY IMAGES via BBC

A petroquímica estatal Sinopec, que lidera o projeto, declarou seu objetivo de “ampliar os limites da profundidade” na exploração geológica.

A operação para perfurar o buraco mais profundo da China começou dois anos após o presidente do país, Xi Jinping, exortar a comunidade científica local a avançar na exploração das profundezas da crosta terrestre.

“A perfuração do poço tem dois propósitos: pesquisa científica e descobrir gás e petróleo”, disse Lyu Xiaogang, representante da Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC, na sigla em inglês), a maior empresa de petróleo e gás do país e uma das maiores do mundo.

Em um vídeo explicativo, ele garante que o projeto vai servir para reforçar as capacidades tecnológicas da PetroChina (gigante empresarial controlada pela CNPC e negociada na bolsa de valores de Hong Kong) em escavações de grande profundidade e fabricação de novas máquinas.

“Para estudar os 10 quilômetros mais próximos da superfície, costumamos usar outras técnicas, como tomografia sísmica e de outros tipos. Esses tipos de projetos são muito úteis porque fornecem evidências físicas para apoiar essa pesquisa”, explica o geofísico chileno Cristian Farías, diretor de obras civis e geologia da Universidade Católica de Temuco, no Chile, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.

Além disso, segundo ele, o projeto da China “permite testar os avanços tecnológicos mais inovadores”, e por isso, “pode abrir uma era de exploração muito interessante”.

Gás e petróleo

Em relação ao segundo objetivo, a CNPC afirmou que está explorando novos campos ultraprofundos de petróleo e gás no noroeste do país.

As reservas de hidrocarbonetos em profundidades extremas do subsolo —geralmente abaixo de 5 quilômetros — costumam estar localizadas em áreas marinhas, como os oceanos, onde as camadas de rocha e sedimentos são mais espessas, embora também se encontrem em certas áreas terrestres, como em bacias sedimentares profundas.

É o caso da bacia do Tarim, onde está localizado o deserto de Taklamakan, que pode abrigar grandes reservas de petróleo e gás natural.

Mas sua exploração apresenta, segundo especialistas, desafios técnicos e tecnológicos significativos devido às condições difíceis do subsolo, como alta pressão e temperaturas extremas.

“E a estabilidade desse poço também é um grande desafio”, acrescenta Farías.

Embora a antiga União Soviética tenha conseguido ultrapassar os 12 km de profundidade, especialistas afirmam que atingir níveis tão baixos da crosta terrestre continua sendo algo extremamente complexo atualmente.

“A dificuldade de construção deste projeto de perfuração é como dirigir um grande caminhão sobre dois cabos de aço finos”, comparou Sun Jinsheng, cientista da Academia Chinesa de Engenharia, em entrevista à agência de notícias Xinhua.

Além disso, o deserto de Taklamakan é considerado um território hostil para trabalhar, com temperaturas extremas que chegam a -20ºC no inverno e a quase 40ºC no verão.

Notícia anterior

Carro novo mais barato do Brasil passa a custar R$ 58.990

Próxima notícia

Veja os episódios de “Black Mirror” que “previram” a nova tecnologia da Apple

redacao

redacao

Próxima notícia
episodios de black mirror que previram tecnologia da apple

Veja os episódios de "Black Mirror" que “previram” a nova tecnologia da Apple

leilão do avião de wesley safadão

Avião de Wesley Safadão vai a leilão com lance inicial de R$ 23,5 milhões

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist