quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Opositor de Maduro: “ataque de sofri de Lula foi uma afronta à democracia”

Lula chamou Juan Guaidó de "impostor"; encontro do presidente do Brasil e Nicolás Maduro causou reação adversa em alguns países da América do Sul

redacao Por redacao
31/05/2023 - 09:11
em Política
A A
Compartilhar:

Durante encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, na segunda-feira (29), o chefe de Estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamou o principal opositor venezuelano, Juan Guaidó, de “impostor”. Em entrevista exclusiva à CNN nesta terça-feira (30), Guaidó afirmou que o ataque é uma “afronta à democracia”.

Ele também classificou como um problema o convite para que Maduro participasse de uma cúpula com outros presidentes sul-americanos em Brasília, havendo “promoção e incentivo à impunidade”.

Na entrevista à CNN, Guaidó destacou que há presos políticos na Venezuela e que “milhões de lares” no país “não têm acesso à energia elétrica”. Ele pontuou ainda haver censura do governo.

O opositor se autodeclarou presidente da Venezuela em 2019, tendo sido reconhecido por parte da comunidade internacional, como Estados Unidos, União Europeia e até o Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Leia Também

STJ derruba condenação de Dr. Aluízio em processo por improbidade na Prefeitura de Macaé

Governo Trump custeou treinamento de dirigente da RenovaBR

Sobre isso, Guaidó disse que “houve uma eleição que foi livre, justa, que não é uma eleição que favoreceu uma cor ou outra”.

Assim, avaliou que “a oposição à ditadura de Maduro” precisa ser reafirmada com a força dos presidentes, incluindo a não receptividade a Maduro nos outros países da América do Sul.

Por fim, lamentou novamente o ataque sofrido por Lula e afirmou que, sobre eleições anunciadas por Nicolás Maduro, é preciso acompanhar de perto e aproximar a comunidade internacional. Destacou, assim, que é preciso que, além de “tribunal internacional”, a ONU e a União Europeia ajam.

A CNN procurou o Palácio do Planalto e aguarda retorno.

Reunião com autoridades e críticas ao encontro com Maduro
O presidente Lula recebeu diversas autoridades sul-americanas nesta terça-feira (30) em uma cúpula em Brasília. Entre eles, estava Maduro, presidente da Venezuela.

O brasileiro já havia afirmado, em encontro com Maduro na segunda-feira (29), que a Venezuela é “vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo”.

“Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse.

Assim, cabe ao país “mostrar a sua narrativa para que as pessoas possam mudar de opinião”.

Entretanto, a fala foi criticada pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou. Sem citar o nome de Lula, Lacalle Pou se disse “surpreso” com a fala e afirmou que “sabem o que pensamos a respeito da Venezuela e ao governo da Venezuela”.

Já o líder chileno, Gabriel Boric, disse que não se trata de uma narrativa, mas de “uma realidade séria”. A situação também piorou o clima no Congresso Nacional em uma semana decisiva para o governo, quando são apreciadas medidas provisórias importantes para a administração federal.

Sobre a repercussão negativa, Lula destacou nesta terça-feira (30) que “ninguém é obrigado a concordar com ninguém”.

“Maduro é um presidente que faz parte do continente nosso, desse pedaço do continente americano. E o Maduro foi convidado, e houve muito respeito com a participação, inclusive com os presidentes que fizeram críticas, fazendo críticas no limite da democracia”, afirmou Lula.

Tags: #JuanGuaidoLulaNicolas MaduroVenezuela
Notícia anterior

Preço da gasolina vai subir em alguns estados e cair em outros

Próxima notícia

Prazo para declaração do Imposto de Renda termina nesta quarta-feira (31)

redacao

redacao

Próxima notícia
ENTREGA DO IMPOSTO DE RENDA 2023

Prazo para declaração do Imposto de Renda termina nesta quarta-feira (31)

imposto de renda 2025

Receita paga R$ 7,5 bilhões em 1º lote de restituição do IR

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist