quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Em autobiografia, Rita Lee deixou ‘profecia’ sobre sua morte

'Nenhum político se atreverá a comparecer ao meu velório'; leia trecho

redacao Por redacao
09/05/2023 - 17:24
em Cultura
A A
rita lee uma outra biografia

Capa do livro 'Outra autobiografia', de Rita Lee — Foto: Guilherme Samora com pintura de Rita Lee

Compartilhar:

“Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa”. Rita Lee decidiu finalizar com esta frase o capítulo “profecia” em seu primeiro livro autobiográfico, publicado em novembro de 2016. Em nove linhas, ela brinca e imagina sobre como seria a repercussão e a reação das pessoas diante de sua morte (veja abaixo).

Rita imaginou que os fãs “empunharão capas dos seus discos e entoarão “Ovelha Negra”. Esse movimento já começou, mas não como ela esperava. Diversas pessoas publicaram nas redes sociais trechos da música desde que a sua morte foi anunciada.

“Foi quando meu pai me disse filha. Você é a ovelha negra da família. Agora é hora de você assumir”

E quanto às redes, a roqueira escreveu que algumas pessoas publicariam “ué, pensei que a véia já tivesse morrido, kkk”. Mas a verdade é que muitas pessoas lamentaram sua morte, tanto que seu nome entrou nos trends (palavras mais publicadas) do Twitter.

Leia Também

Sonhar com bebê: descubra os significados desse sonho

Sonhar com macaco: o que significa e quais são as interpretações?

Uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira morreu na segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A obra de 296 páginas – que levou Rita Lee a concorrer ao Prêmio Jabuti de 2017 – conta sobre como ela enxergou a vida desde que começou a cantar e quais sentimentos ficaram desde aquela época. O livro passa pela infância, os primeiros passos na vida artística, prisão, o relacionamento com Roberto de Carvalho, até a idade mais avançada – imaginando, ao fim, como seriam os minutos após sua morte.

“Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta. Algumas rádios tocarão minhas músicas sem cobrar jabá, colegas dirão que farei falta no mundo da música, quem sabe até deem meu nome para uma rua sem saída”, imaginou Rita Lee em sua profecia.

Ao longo das nove linhas que escreveu sobre sua morte, ela aproveitou para advertir os políticos. “Nenhum político se atreverá a comparecer ao meu velório, uma vez que nunca compareci ao palanque de nenhum deles e me levantaria do caixão para vaiá-los”.

O velório da cantora será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Por fim, no livro, Rita imaginou como estaria agora, após morrer: “Eu de alma presente no céu tocando minha autoharp e cantando para Deus: ‘Thank You Lord. Finally Sedated'”.

Novo livro

Rita Lee havia anunciado, em 7 de março, o lançamento de mais um livro sobre sua história. “Outra Autobiografia” – fazendo referência ao “Rita Lee: Uma autobiografia” (2016). A publicação já está em pré-venda e chega ao mercado em 22 de maio. A data foi escolhida por ser o dia de santa Rita de Cássia.

“(…) quando decidi escrever Rita Lee: Uma autobiografia (2016), o livro marcava, de certo modo, uma despedida da persona ritalee, aquela dos palcos, uma vez que tinha me aposentado dos shows. Achei que nada mais tão digno de nota pudesse acontecer em minha vidinha besta. Mas é aquela velha história: enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica”, escreveu a cantora ao anunciar a novidade.

Vida de Rita Lee

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” – preferia “padroeira da liberdade”.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

Aos 16 anos, Rita integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers, e fez apresentações amadoras em festas de escolas. O cantor e produtor Tony Campello descobriu as cantoras e as chamou para participar de gravações como backing vocals

Com informações do g1.

Tags: #Morte de Rita Lee#Rita Lee
Notícia anterior

Rainha do rock brasileiro, Rita Lee morre aos 75 anos

Próxima notícia

Roberto de Carvalho publica homenagem à Rita Lee

redacao

redacao

Próxima notícia
homenagem de roberto de carvalho a rita lee

Roberto de Carvalho publica homenagem à Rita Lee

bebeto e romário brigam na política

Romário chama Bebeto de 'traidor': 'Me traiu na política'

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist